Folha de S. Paulo


Banda americana Dokken vem ao Brasil pela primeira vez sem a formação dos anos 1980

O grupo americano Dokken fará seu primeiro show no Brasil no festival Monsters Of Rock, em São Paulo, neste domingo (20). Em entrevista à Folha por telefone, o vocalista e líder da banda, Don Dokken, afirma que o quarteto queria há muito tocar no país. "Sempre quis tocar no Brasil, desde os anos 1980, mas nunca dava certo! Agora, enfim conseguiremos."

O grupo de hard rock traz dois integrantes da formação que estourou com álbuns como "Under Lock And Key" (1985) e "Back For The Attack" (1987): o cantor e o baterista Mick Brown. Por sinal, uma polêmica em torno do possível retorno da escalação clássica do quarteto irritou profundamente Dokken.

Divulgação
O cantor Don Dokken
O cantor Don Dokken, que lidera a banda de hard rock que leva seu nome e que vai tocar no Monsters of Rock

"Fui convidado para dar uma entrevista com George Lynch no programa 'That Metal Show' na qual anunciaríamos esse retorno. Aí, pouco antes, o baixista Jeff Pilson disse que não iria participar. Por que ele não avisou antes? Foi estúpido ter dado essa entrevista, se soubesse, não teria ido. E o tal retorno morreu aí!"

Dessa forma, o cantor, compositor e líder do grupo que está há 35 anos na estrada garante que a line up atual, que inclui Dokken, Brown, o guitarrista Jon Levin e o baixista Sean McNabb seguirá adiante. E ainda dá uma agulhada no guitarrista George Lynch.

"George Lynch é um bom músico, mas Jon Levin toca melhor do que ele há pelo menos dez anos, com solos ótimos e energéticos."

Com um álbum lançado recentemente pela banda, "Broken Bones" (2012), Dokken comemora o início de uma nova fase positiva em sua vida, após ter se recuperado de um câncer no estômago e de uma delicada operação na garganta.

"Corri o risco de perder a minha voz de uma vez por todas, e até de morrer, mas felizmente consegui me recuperar. Hoje, não bebo e não fumo mais, estou me cuidando melhor."

O cantor da banda americana que emplacou hits como "Dream Warriors" (tema do filme "A Hora do Pesadelo 3"), "Breaking The Chains" e "Into The Fire" afirma ser amigo das outras bandas que tocarão com ele no festival. E aproveitou para criticar o rock atual.

"Sou da geração de bandas como Van Halen e Metallica, quero entender as letras, ouvir melodias bem feitas. Os grupos atuais ficam só fazendo barulho, sem se preocupar com mensagens e melodias em suas músicas, é só gritaria o tempo todo."

DOKKEN NO MONSTERS OF ROCK
QUANDO domingo (20), 14h50
ONDE Arena Anhembi (avenida Olavo Fontoura, s/nº, tel. 0/xx/11/4003-1527)
QUANTO R$ 165 (meia) e R$ 330 (inteira), no site www.livepass.com.br/monstersofrock


Endereço da página: