Folha de S. Paulo


Cinema mais antigo do mundo é reaberto na França

O cinema mais antigo do mundo, l'Eden Théâtre, foi reaberto na noite de quarta-feira (9) em La Ciotat, cidade no sul da França. O local sediou a exibição dos primeiros filmes dos irmão Lumière, em 1899.

Cadeiras brilhantes e de veludo substituíram as antigas para a ocasião. Além disso, ele foi todo pintado e recebeu azulejos novos na fachada, enquanto o piso teve seu carpete substituído por madeira de carvalho.

O Eden foi fechado em 1995. A reforma para a nova inauguração custou € 6,5 milhões (R$ 19,1 milhões).

Jean-Paul Pelissier/Reuters
Filme projetado na fachada do l'Eden Théâtre, cinema mais antigo do mundo, em sua reabertura na quarta-feira (9)
Filme projetado na fachada do l'Eden Théâtre, cinema mais antigo do mundo, em sua reabertura na quarta-feira (9)

No final do século 19, o Eden foi palco da famosa exibição de "A Chegada do Trem em La Ciotat", filme dos Lumière que causou pânico na plateia de cerca de 250 pessoas. As pessoas se apavoraram ao ver o trem se mexendo na tela, aparentemente vindo em sua direção.

"Esse é um prédio importante, não apenas para a história do cinema, mas para as pessoas da região. Gostamos de dizer que metade das pessoas de La Ciotat conheceu a outra metade no Eden e, quando essas pessoas vieram ver o que fizemos, muitas delas estavam tão felizes de ter seu cinema de volta que até choraram", disse Guy Guistini, presidente da associação L'Eden des Lumières, que ajudou a financiar a renovação, ao jornal britânico "The Guardian".

Diversos filmes antigos dos Lumière foram exibidos na reinauguração, que teve como atração principal o filme americano "Sindicato de Ladrões" (1954), de Elia Kazan, com Marlon Brando como estrela.

Grandes nomes do cinema francês, como o diretor Roman Polanski e a atriz Nathalie Baye, compareceram à cerimônia.


Endereço da página: