Folha de S. Paulo


WikiLeaks revela carta em que Julian Assange detona sua cinebiografia, 'O Quinto Poder'

O site WikiLeaks disponibilizou nesta quarta-feira (9) uma carta escrita por seu fundador, Julian Assange, em que ele critica severamente o filme "O Quinto Poder", que narra sua trajetória de vida.

Segundo a organização, a carta foi originalmente enviada ao ator que interpreta Assange no cinema, Benedict Cumberbatch, da série "Sherlock".

Datada de 15 de janeiro deste ano, a mensagem descreve o filme como um projeto que "vai distorcer os fatos e impedir que o público os compreenda".

Divulgação
Cena de 'O Quinto Poder', com Benedict Cumberbatch como Julian Assange (à esq.) e Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg
Cena de 'O Quinto Poder', com Benedict Cumberbatch como Julian Assange (à esq.) e Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg

"Eu acredito que você seja uma boa pessoa, mas não acredito que esse seja um bom filme. Eu não acredito que será positivo para mim ou para as pessoas com as quais me importo. Eu acredito que será incrivelmente negativo para mim e para essas pessoas."

Julian Assange chega até mesmo a sugerir que Cumberbatch reconsidere sua participação no projeto. Recentemente, o ator revelou que trocou correspondências com o ativista antes das filmagens.

"Considere as consequências da sua colaboração com um projeto que transforma em vilão e marginaliza um refugiado político vivo e beneficia um estado perigoso, corrupto e entrincheirado."

De acordo com o WikiLeaks, a resposta de Cumberbatch foi "cortês e considerada".

"O Quinto Poder" estreou mundialmente no Festival de Cinema de Toronto, em setembro, e não tem data para chegar ao Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: