Folha de S. Paulo


'Nas minhas novelas, o mais importante é o que ocorre na vida real', diz Manoel Carlos

Considerado um dos mais realistas autores de telenovelas no Brasil, Manoel Carlos diz que procura aproximar suas tramas ao máximo da realidade em todos os aspectos, o que não impede que alguns temas causem polêmica.

"Nas minhas novelas, o mais importante é o que ocorre na vida real", afirmou em entrevista à Folha.

Novela 'Amor à Vida' sofre patrulha de categorias profissionais

"Convém ressaltar, no entanto, que mesmo assim os assuntos polêmicos podem gerar protestos ou correções de pessoas e/ou entidades que discordem, que vejam o assunto por um outro viés", avaliou. "É difícil estabelecer uma verdade única para esses assuntos."

No processo de escrita da novela "Em Família", que estreia na sequência de "Amor à Vida" na faixa das 21h da Globo, ele diz que conta com o apoio de uma equipe de pesquisadoras para dar veracidade aos assuntos abordados.

"Tenho na minha equipe três pesquisadoras exclusivas: Gabriela Miranda, Julia Laks e Anna Lee", contou. "Elas me fornecem tudo que eu preciso para escrever sobre assuntos de `não ficção'."

"Em todas as minhas novelas elas estão a postos, `full-time'", disse. "Podem ser acionadas a qualquer hora para pesquisar e me fornecer as respostas de que eu necessite. Uma delas trabalha comigo há quase 20 anos."


Endereço da página:

Links no texto: