Folha de S. Paulo


Sacrifício animal em 'Na Fé' põe apresentador à beira de colapso

Com suas emoções indo numa direção e sua razão em outra, Arthur Veríssimo, apresentador da série sobre ritos religiosos "Na Fé" vai à beira de um colapso nervoso no episódio desta quarta-feira (4), sobre o voduísmo no Haiti.

Vegetariano e hinduísta, Veríssimo é também um convicto defensor do princípio de que todas as manifestações religiosas têm de ser respeitadas em sua singularidade.

Divulgação
Cena do episódio de 'Na Fé' dedicado ao voduísmo no Haiti
Cena do episódio de 'Na Fé' dedicado ao voduísmo no Haiti

Mas, quando foi convidado a segurar nas mãos o cabrito que os adeptos do voduísmo fariam sangrar até a morte --como um sacrifício oferecido aos seus deuses--, o apresentador de "Na Fé" não suportou o choque entre a compaixão pelo animal e o dever de respeitar a fé alheia.

A reação de Veríssimo é um desses preciosos momentos nos documentários em que a presença da câmera parece se tornar indiferente a quem está diante dela.

O embate entre a repulsa que lhe causa ver a oferta de animais em sacrifício e a atração que sente por compreender o voduísmo persegue Veríssimo durante todo o episódio. O resultado é semelhante ao desafio do apresentador: incomodamente atraente. (SILVANA ARANTES)

NA TV
NA FÉ
Episódio sobre voduísmo no Haiti
QUANDO quarta-feira (4), 22h30, no Discovery
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: