Folha de S. Paulo


Charges expõem mudanças políticas dos últimos 40 anos

As transformações técnicas e temáticas das charges nos últimos 40 anos estarão expostas ao público do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que começa hoje.

A exposição competitiva do salão deste ano, a maior já realizada desde 1974, tem 442 trabalhos, entre cartuns, caricaturas, charges e tiras, selecionados entre mais de 4.000 inscritos.

Na mostra paralela "O Brasil em 40 Charges", a política nacional é objeto de décadas de ilustrações publicadas na Folha. A seleção parte de uma crítica à compra de novos bondes pela Light, em 1921, primeira charge publicada pelo jornal, assinada por Belmonte (1896-1947).

Divulgação
Charge do mexicano Dario Castillejos que mostra o ex-técnico da CIA Edward Snowden
Charge do mexicano Dario Castillejos que mostra o ex-técnico da CIA Edward Snowden

Dali, a mostra segue para 1975, com um desenho por ano até 2013.

Inicialmente publicadas em preto e branco, as charges vão ganhando cores com o passar dos anos, até chegarem às composições digitais.

"Dá para observar essa mudança técnica", conta Eduardo Grosso, 53, diretor do salão desde 2010. "Mas a criatividade continua a mesma. Prefiro não falar em evolução, mas em transformação", diz.

"E não apenas nas charges, mas na política. Os temas são muito relacionados ao que acontece em Brasília."

Grosso destaca diferenças que apareceram ao longo do tempo na abordagem dos autores. "No começo, eles ficavam na Redação, e hoje não têm mais tanto contato, o que provoca outro olhar."

Entre os artistas estão Angeli, João Montanaro, Benett e Jean Galvão, atuais chargistas da Folha, Glauco (1957-2010), Luiz Gê, Miguel Paiva, Spacca e Paulo Caruso.

40º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA
QUANDO de hoje a 20 de outubro
ONDE Engenho Central (av. Maurice Allain, 454, Vila Resende, Piracicaba; tel. 0/xx/19/3403-2620)
QUANTO grátis (programação em salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br)
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: