Folha de S. Paulo


Ruy Castro e Lobão participam da programação paralela da Flip

O colunista da Folha Ruy Castro, o músico Lobão e a escritora norte-americana Lydia Davis são algumas das atrações da programação paralela da Festa Literária Internacional de Paraty, divulgada nesta sexta (21).

Batizada de FlipMais, essa programação fica concentrada na Casa de Cultura e na Tenda do Telão, entre os dias 4 e 6, com 19 eventos de literatura, cinema e música.

Na quinta, dia 6, Ruy Castro conversa com Paulo Werneck, repórter da Folha, sobre a experiência de escrever sobre sua própria vida, algo que fez no recente "Morrer de Prazer" (Foz). O responsável pelas políticas de livro e leitura do Ministério da Cultura, José Castilho Marques Neto, participa de outra mesa, com os deputados Fátima Bezerra e José Stédile, sobre políticas públicas de incentivo à leitura.

Na área musical, Lobão debate rock, MPB e cultura popular com o crítico da Folha André Barcinski. O cinema entra em discussão em mesa com o roteirista argentino Eduardo Sacheri, autor do livro e do roteiro do elogiado "O Segredo dos Seus Olhos", vencedor do Oscar de filme estrangeiro.

Da programação principal, a FlipMais ganhou a presença da contista Lydia Davis, que conversará com o crítico brasileiro Samuel Titan Jr. sobre o desafio de traduzir o francês Gustave Flaubert.

Além dos debates, haverá as sessões "Noites de Cinema", com os filmes "Vidas Secas", de Nelson Pereira dos Santos --outro convidado da Tenda dos Autores--, e "Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles", de Marcela Lordy.

O espetáculo "Vinicius 100: Palavra e Música", com José Miguel Wisnik, Paula Morelembaum e Arthur Nestrovski, será o único com ingressos (R$ 12) vendidos antecipadamente, a partir desta segunda (24), no site www.ingressorapido.com.br. Os outros ingressos da programação do FlipMais poderão ser adquiridos em Paraty para eventos do mesmo dia ou do dia seguinte.

A programação completa está disponível em www.flip.org.br.


Endereço da página: