Folha de S. Paulo


Cadeira Bowl, obra de Lina Bo Bardi, será relançada na Itália

Em 1951, ano em que desenhou sua famosa Casa de Vidro, Lina Bo Bardi também inventou sua cadeira Bowl, um volume circular em forma de tigela suspenso do chão por finas hastes metálicas.

Na época, Bo Bardi estudou variações de tecido e materiais, mas não produziu a peça em escala industrial.

Mais de 60 anos depois, a Arper, empresa de Treviso, na Itália, fechou um acordo com os herdeiros dos direitos autorais da arquiteta, que morreu em 1992, para fazer uma edição limitada da obra.

Divulgação
Cadeira Bowl, de Lina Bo Bardi, em imagem dos anos 1950, quando foi criada
Cadeira Bowl, de Lina Bo Bardi, em imagem dos anos 1950, quando foi criada

Cerca de 500 exemplares da cadeira Bowl serão lançados até o fim do ano e distribuídos em lojas pelo mundo. As primeiras peças foram mostradas numa exposição paralela ao Salão do Móvel de Milão, há duas semanas.

"Esse é um desenho muito adequado para a arquitetura transparente dela", observa Renato Anelli, do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. "Era algo pensado para a casa moderna, envidraçada, porque permite a continuidade da superfície do chão. É um volume que fica bastante solto."

Uma dessas cadeiras em couro preto está até hoje na Casa de Vidro, onde a arquiteta morou. A nova edição da peça terá maior gama de cores e tecidos, seguindo estudos de Bo Bardi. (SILAS MARTÍ)


Endereço da página: