Folha de S. Paulo


Aos 50, personagem principal da Turma da Mônica é destaque no Fashion Rio

Inspirada pelos primeiros desenhos do cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, a grife Apoena desfilou nesta terça-feira (16), no Fashion Rio, uma coleção em homenagem aos 50 anos da personagem Mônica, da Turma da Mônica.

Clássico do HQ brasileiro, criado por Sousa nos anos 1960, o gibi foi traduzido em looks coloridos e com base em linhas de branco e preto, próprias do universo dos quadrinhos.

As onomatopeias escritas nos gibis da Turma foram impressas em peças de alfaiataria, assim como pequenos beijos que remetiam à relação de amor e ódio de Cebolinha e Mônica. O coelho de pelúcia da personagem, Sansão, também ganhou uma estampa. Já Cascão, divertidos desenhos impressos em sequência.

Filha de Mauricio de Sousa, Mônica Sousa assistiu ao desfile ao lado do pai. Ela, que é diretora da Mauricio de Sousa Produções, cedeu os direitos autorais dos personagens para a marca.

Os estilistas Walter Rodrigues e Kátia Ferreira, dona da Apoena, trabalharam juntos na concepção das peças, que foram produzidas por cerca de 600 costureiras de comunidades carentes do Distrito Federal.


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