Folha de S. Paulo


Diretor faz filme clandestino na Disney

Mickey Mouse dá tchauzinho, a família tira foto do castelo da Cinderela, e o pai leva o filho na montanha russa Space Mountain.

"Antes do Pôr-do-Sol" ganha continuação

Não é um comercial da Disney, tampouco um vídeo caseiro de turista. Caso contrário, o Epcot Center não seria implodido e uma bruxa má não seduziria o protagonista da história que, por sua vez, está de olho em duas francesinhas menores de idade.

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Escape from Tomorrow", exibido no Festival Sundance

Bem-vindos ao mundo de "Escape from Tomorrow", o longa-metragem mais comentado desta edição de Sundance e que provavelmente nunca verá a luz do dia em cinemas comerciais. O trabalho levou três anos para ficar pronto, com filmagens clandestinas dentro dos parques da Disney em Orlando (Flórida) e Anaheim (Califórnia).

A empresa, uma das mais litigiosas do mundo, não se pronunciou sobre o filme, e seu próprio diretor, o estreante Randy Moore, acredita que é apenas questão de tempo para levar um processo.

Apesar de feito no estilo guerrilha, o resultado é um filme em preto e branco rodado de forma bem tradicional, sem deixar transparecer as dificuldades. A história é obscura e um pouco confusa, sobre um casal e seus dois filhos pequenos em seu último dia de férias no parque. Pela manhã, o pai recebe um telefonema e perde seu emprego, dando início a uma série de eventos alucinatórios em vários passeios da Disney.

"Queríamos dar um clima clássico, e não de vídeo caseiro. Por isso fizemos em preto e branco. Imagens assim são tão raras, estes lugares ficam tão diferentes", contou Moore, 36, que gastou US$ 1 milhão (cerca de R$ 2 milhões) na empreitada cinematográfica, dinheiro que tirou de uma herança de família. "Tentamos manter as câmeras bem firmes, foi difícil não tremer com câmeras tão pequenas."

O diretor e seu cameraman visitaram os parques umas oito vezes antes das gravações para examinar cada "locação" e planejar cada cena baseados na localização do sol. O roteiro ficava no celular de cada um da equipe para não chamar atenção dos seguranças.

"Não teve improsivo, sabíamos exatamente onde colocar cada câmera e em qual momento", explicou Moore, que filmou dez dias em Orlando e 14 em Anaheim. "Dava para levar câmeras e parecer turistas normais."

Segundo o diretor, a ideia surgiu pequena, mas ele foi ficando obcecado. "Não tinha intenção de passar tanto tempo com isso. No começo, eram apenas meus amigos, mas percebi que não eram bons atores. Então escalei atores de verdade e a coisa foi crescendo e crescendo. Até que chegamos a um ponto que não tinha mais volta."


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