Folha de S. Paulo


Filme revela encontro de cineasta com o pai, Carlos Henrique Escobar

OS DIAS COM ELE

Nunca será demais chamar a atenção para este filme absolutamente surpreendente e revelador, o primeiro longa de Maria Clara Escobar, de 2013, feito a partir do encontro com seu pai, o filósofo, dramaturgo, escritor e militante politico Carlos Henrique Escobar, com quem tivera pouco contato desde a infância e que vive atualmente numa pequena cidade de Portugal.

Divulgação

É o mais exemplar, junto ao belo "Santiago" (2006), de João Moreira Salles, entre os documentários que trouxeram a riqueza de inesperadas possibilidades de desconstrução e renovação a um gênero tantas vezes engessado por fórmulas.

Do projeto afirmativo ("preciso fazer um filme sobre meu pai"), a cineasta acaba por fazer o filme incidir, aparentemente deslocado, sobre o seu próprio processo de apreensão da imagem e da trajetória do pai, sobre a preparação da possibilidade de filmá-lo, "em pessoa" e em relação! Os gatos do pai aliam-se aos vazios de quintal e cadeiras para compor tocantes estranhamentos, encontros e desencontros de amor. (ROBERTO ALVES)

OS DIAS COM ELE
DIRETOR Maria Clara Escobar
DISTRIBUIDORA IMS
QUANTO R$ 49,90

*

AUSÊNCIA

Neste desconcertante estudo sobre a solidão e as ainda indefinidas carências afetivas de um adolescente, nos desvãos da estrutura social, Chico Teixeira depura cinematograficamente ainda mais o belo veio intimista que abrira em "A Casa de Alice" (2007), seu primeiro longa ficcional.

O registro cuidadoso de sentimentos sem nome ganha densidade apenas no acompanhar do cotidiano de Serginho (Matheus Fagundes), feirante de 15 anos, desamparado em meio à desestruturação familiar, que se agrava pelo alcoolismo da mãe (a excelente Gilda Nomacce).

O roteiro aberto sabe servir-se da câmera sensível de Ivo Lopes Araújo, que arma ausências esquadrinhando longamente os silêncios e percursos de Serginho. Alia-se à sutilíssima música de Kassin para compor acertado tom documentário. A narrativa, no entanto, sabe potencializar ao máximo as sequências que contemplam a ambígua e contida relação do garoto com o professor vivido por Irandhir Santos, em mais uma de suas iluminadas performances de cinema. (ROBERTO ALVES)

AUSÊNCIA
DIRETOR Chico Teixeira
DISTRIBUIDORA Imovision
QUANTO R$ 39,90


Endereço da página: