Folha de S. Paulo


'Vila Sésamo' ganha série na internet e vai voltar ao Brasil após 8 anos

Você já deve ter visto o monstrinho Elmo alguma vez na vida. Na semana passada, o boneco vermelho da turma do "Vila Sésamo" ganhou uma série só sua no canal oficial do programa no YouTube.

O lançamento de "O Mundo de Elmo" é uma das primeiras iniciativas da marca para voltar ao Brasil. A última versão do programa produzida no país foi lançada em 2007, na TV Cultura e na TV Rá-Tim-Bum! –e passa até hoje nos canais. Mas faz oito anos que o programa não é renovado por aqui.

"A ideia é voltar em várias plataformas", diz o porta-voz da franquia no Brasil, João Amorim. "Os primeiros conteúdos que as crianças pequenas assistem hoje em dia estão no tablet, no celular, no computador."

Além do novo programa –que foi traduzido e comercializado em forma de DVD no ano passado, mas agora está sendo disponibilizado gratuitamente–, o projeto inclui jogos, videoclipes e uma série de animação que está sendo feita nacionalmente.

Serão duas temporadas de 26 episódios, previstas para estrearem entre o final de 2016 e o início de 2017. O canal que abrigará o conteúdo, porém, ainda está em negociação.

Segundo Amorim, a Vila Sésamo também começou neste ano um projeto de educação financeira para crianças e famílias pelo país, em São Paulo, Recife e Belo Horizonte, e está implementando o "Vivendo Juntos", outro projeto social, no Complexo da Maré, no Rio.

O MUNDO DE ELMO

Em "O Mundo de Elmo", o personagem explora temas variados como sapatos, livros, música e aniversários do ponto de vista de uma criança de três anos. Acompanhado pelo personagem Mr. Noodle e seu peixinho dourado Dorothy, ele faz perguntas que levam a diferentes descobertas (assista abaixo).

"É uma série que foi concebida foi para falar diretamente com as crianças sobre estereótipos de gênero, como ciência e tecnologia para meninas, e sobre tipos de famílias, por exemplo", afirma João Amorim.

Como outras produções da franquia, a série foi pensada para o público em idade pré-escolar, de 2 a 5 anos, e tem uma pegada educativa. O que mudou foi a forma de apresentar isso.

Desta vez, ao invés de trazer a turma toda, cada episódio será focado em um personagem –entre eles a monstrinha brasileira Bel, que surgiu na série de 2007 e costuma defender a natureza.

Além dos episódios disponibilizados na estreia, no Dia da Criança (12), toda semana serão publicados três novos "capítulos", sempre às quartas-feiras.

Assista a episódio de "O Mundo de Elmo"

ORIGENS

Em entrevista à "Folhinha" no início deste ano, o apresentador Marcelo Tas comparou o "Vila Sésamo" a produções brasileiras como "Rá-Tim-Bum", na qual atuava, que precisariam "aprender a se renovar".

"Temos essa dificuldade no Brasil: lidar com o sucesso e mantê-lo. Temos muito o que aprender, por exemplo, com 'Vila Sésamo', série norte-americana que está há mais de quarenta anos no ar e sempre se renovando", disse ele.

O programa completou 46 anos há alguns dias. Em 10 de outubro de 1969, a turma estreava na TV norte-americana no programa "Sesame Street".

Três anos depois, em 1972, chegava ao Brasil. Na época, Garibaldo, personagem principal que era amarelo na versão estadunidense, ganhou a cor azul.

A adaptação brasileira foi uma coprodução da TV Cultura e da Globo, exibida nos dois canais até 1973, e apenas pela Rede Globo até 1977. Alunos de escolas públicas de 3 a 10 anos participavam do programa.

Depois, voltou ao país só em 2007. As reprises vão ao ar na TV Cultura aos sábados, às 9h; e na TV Rá-Tim-Bum!, de segunda a sexta, às 6h, 15h e 00h, aos sábados, às 16h e às 2h, e aos domingos, às 8h, 16h e 2h.


Endereço da página:

Links no texto: