Folha de S. Paulo


Pequeno Nicolau passa as férias na praia em nova aventura no cinema

Para muita gente, férias é sinônimo de praia. Mas não para Nicolau: ele viaja todo ano para a montanha. Culpa da sua mãe, que não gosta de mar, e do seu pai, que sempre perde a briga. Um dia, a mãe muda de ideia. E, como ela manda na casa, a família segue para um hotel de praia no filme "As Férias do Pequeno Nicolau", que estreou nos cinemas na última quinta-feira (25).

Quem viu o filme "O Pequeno Nicolau" (2009) já conhece o personagem, um menino francês. Ele foi criado em 1959 pelo escritor René Goscinny (1926-1977), o mesmo autor que inventou o Asterix.

Primeiro, Nicolau apareceu em revistas e livros, mas só chegou à TV (em uma série de animação) e ao cinema quando completou 50 anos! No primeiro filme, o protagonista foi interpretado pelo estreante Maxime Godart. Mas ele cresceu e foi trocado por outro estreante, Mathéo Boisselier, em "As Férias do Pequeno Nicolau".

O Mathéo tem uma cara ótima para o papel. Ele parece ingênuo e, ao mesmo tempo, peralta. Esperto, mas trapalhão.

E, para complicar, Nicolau está apaixonado. Só tem um problema: ele está dividido entre duas meninas.

Uma delas é sua colega de escola, para quem ele ficou de escrever cartas durante as férias (ainda não existia internet naquele tempo). A outra é a filha de um velho amigo do seu pai, que ele conhece no hotel de praia. Será que ele esquece a primeira para ficar com a segunda? Suspense!


Endereço da página:

Links no texto: