Folha de S. Paulo


'Novo Pokémon' vira febre entre crianças no Japão

Uma nova febre tem tomado conta das crianças japonesas: a franquia "Yo-Kai Watch", uma série que foi lançada como mangá, virou jogo e, desde o começo do ano, ganhou o mercado japonês com um anime (desenho animado japonês). O sucesso é tanto que começa a ser comparado à mania "Pokémon", que fez a cabeça de crianças nos anos 1990.

A comparação não é à toa. A fórmula de "Yo-Kai Watch" é a mesma de "Pokémon": um bichinho fofinho (Jibanyan) enfrenta os monstros com a ajuda de seu amigo humano (Keita Amano). No lugar das pokébolas, o menino usa um relógio de pulso para chamar seu amigo Jibanyan.

A Bandai, empresa japonesa que fabrica os brinquedos relacionados à série, diz que vendeu, desde abril deste ano, US$ 93 milhões (quase R$ 220 milhões) em produtos com a marca "Yo-Kai Watch". De tão disputados pelos pais, eles acabam esgotados rapidamente nas lojas. Algumas redes tiveram até que limitar o acesso às prateleiras, distribuindo ingressos por meio de uma loteria on-line.

Tal sucesso fez com que a produtora da franquia, a Level-5, lançasse em julho uma segunda versão do jogo e já pense em lançar a franquia para o resto do mundo. O novo "Pokémon" pode estar vindo por aí.

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