Folha de S. Paulo


O que é 'achimpa'? Palavra desconhecida cria confusão em livro

Um belo dia, alguém sacode a poeira de um dicionário velho e descobre uma palavra antiga e desconhecida. Seria um verbo? Um adjetivo? Um substantivo?

No livro "Achimpa", da ilustradora e autora portuguesa Catarina Sobral, esse impasse deixa a população de uma cidade em polvorosa. Cada especialista dá uma classificação diferente, e "achimpa" ganha novos ares e usos.

Além de brincar com a língua, a história trata, de um jeito bem-humorado, da euforia das pessoas em mostrar que conhecem a palavra do momento. Durante a leitura, é legal notar como o significado das palavras muda de acordo com as classes gramaticais.

Outro livro da autora relacionado ao assunto é "Greve". A confusão começa com a revolta dos pontos, que param de trabalhar: além dos que sobrevoam o "i" e dos que finalizam frases, somem os pontos das partidas esportivas, os pontos cardeais e vários outros pontos importantes para o mundo.

Acompanham as histórias ilustrações bem criativas, ponto (olha lá!) alto dos livros. Em "Achimpa", os personagens parecem pintados a lápis e giz de cera. Em "Greve", são usadas várias colagens, inclusive de fotos.
Ambos os livros têm figurinos e objetos que dão uma carinha de velhos tempos -um simpático charme retrô.

Carolina Sobral/Divulgação
Ilustração do livro
Ilustração do livro "Achimpa"

"ACHIMPA" E "GREVE"
AUTORA Catarina Sobral (adaptação Monica Stahel)
EDITORA WMF Martins Fontes
PREÇOS R$ 32 ("Achimpa") e R$ 39,80 ("Greve")
INDICAÇÃO a partir de 9 anos


Endereço da página: