Folha de S. Paulo


Saiba mais sobre o uso de cachorros e outros bichos em experimentos científicos

A amizade entre cães e homens é uma das coisas mais bacanas que existem. E olhe que digo isso depois de ser mordido por um mastim napolitano, não faz muito tempo. Já viu o tamanho da fera?

Não foi o suficiente para eu deixar de gostar de cachorro. Sempre fico chocado quando vejo alguém maltratando um animal. Por isso não gosto de ver aquelas fotos horríveis de cães e coelhos sofrendo em laboratórios de pesquisa, ou de porcos e galinhas apertados em gaiolas.

Faz uma semana que esse assunto ganhou as manchetes de jornais. Um pessoal esquentado invadiu uma empresa no município de São Roque (São Paulo) e soltou um monte de beagles usados em experimentos científicos. Disseram que os bichos estavam sofrendo maus-tratos e que a direção da empresa não quis saber de conversar.

Vou esperar o que dirão a polícia e a Justiça sobre o caso, para não julgar depressa demais a empresa. Como gosto também de ciência, fico preocupado com a chance de que a invasão atrapalhe estudos importantes para nós, seres humanos, por exemplo para testar remédios que podem salvar vidas.

Por outro lado, é superimportante que as pessoas comecem a discutir essa questão. Os cientistas fazem muitas coisas boas, mas isso não quer dizer que eles estejam sempre certos.
Não tem cabimento machucar animais sem necessidade, sejam eles cachorros ou camundongos.

A gente precisa ficar sabendo, pelo menos. Existem leis no Brasil para dizer o que pode e não pode ser feito. Se tem quem abuse deles, é caso de polícia, não de sair invadindo tudo quanto é canil.

Divulgação
FOLHINHA - Livro "O Resgate das Cobaias" ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Para chamar a atenção sobre esse assunto, escrevi em 2006 um livro infantojuvenil chamado "O Resgate das Cobaias" (Editora Ática).

A aventura dos gêmeos Chico e Tiago tem muito a ver com o que aconteceu agora, inclusive a invasão de uma empresa de testes para libertar um punhado de cachorros...

"O RESGATE DAS COBAIAS"
AUTOR Marcelo Leite
EDITORA Editora Ática
PREÇO R$ 29,50
INDICAÇÃO a partir de 10 anos

teste em animais

Endereço da página:

Links no texto: