Folha de S. Paulo


09/04/2008 - 01h30

Premiê australiano diz que Tibete tem problemas com direitos humanos

da France Presse, em Pequim

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, disse nesta quarta-feira que existem problemas "consideráveis" de direitos humanos no Tibete, durante um discurso para estudantes em Pequim, no primeiro dia de sua visita à China.

"A Austrália, como a maioria dos países, reconhece a soberania da China sobre o Tibete, mas pensamos que é necessário admitir que existem problemas consideráveis de direitos humanos".

"A atual situação no Tibete preocupa todos os australianos. Reconhecemos que é necessário para todas as partes evitar o silêncio e encontrar uma solução através do diálogo", destacou Rudd.

Em março, intensos protestos de monges geraram uma forte repressão chinesa. Por conta dos conflitos, na província autônoma do Tibete morreram 19 pessoas --segundo Pequim-- e 140 --segundo o governo tibetano no exílio.

Mais de 1.000 pessoas ficaram feridas e centenas de detenções foram feitas durante os distúrbios.

Os protestos dos monges tibetanos --que lembravam os levantes de 1959 contra a China, que resultaram no exílio do líder dalai-lama-- foram seguidos por saques e incêndios contra estabelecimentos de proprietários da etnia Han, a majoritária na China, assim como contra prédios oficiais.


Endereço da página:

Links no texto: