26/10/2007
-
22h22
Estudantes invadem reitoria da Universidade Federal de Pernambuco
FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife
Cerca de cem estudantes invadiram nesta sexta-feira o prédio da reitoria da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), em Recife, para tentar impedir reunião do Conselho Universitário sobre o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Houve confronto com seguranças e um aluno foi detido.
O protesto começou às 9h, pouco antes do início da reunião. Os manifestantes invadiram os corredores de acesso ao gabinete do reitor e bloquearam portas. Seguranças foram ao local e houve confusão.
O estudante Thiago de Oliveira Santos, 22, foi detido e conduzido à Polícia Federal, suspeito de ofender o segurança Jaconias Frazão de Oliveira. Em depoimento à PF, ele negou a acusação, mas foi autuado por suposto desacato. Em seguida, foi liberado.
"Foi uma cena constrangedora para a universidade", disse o reitor Amaro Lins. Segundo ele, caso os estudantes permaneçam no prédio até segunda-feira, a UFPE vai pedir reintegração de posse à Justiça.
Apesar da manifestação, o Conselho Universitário se reuniu e confirmou a adesão da UFPE ao Reuni. Os estudantes reivindicam maior participação e discussão sobre o projeto.
O programa de expansão e reestruturação das universidades federais prevê, entre outros pontos, aumento do número de vagas nos estabelecimentos de ensino e envio de mais recursos pelo governo federal para a implementação das mudanças. Protestos semelhantes ao ocorrido ontem em Recife já foram registrados em diversos Estados.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br