Folha de S. Paulo


19/05/2007 - 16h58

Reitoria da USP pede aos alunos e funcionários desocupação pacífica

da Folha Online

A reitoria da USP (Universidade de São Paulo) pediu neste sábado (19) que alunos e funcionários da universidade desocupem pacificamente as dependências do prédio da reitoria, ocupado desde o último dia 3.

O pedido ocorre depois que a PM informou ontem, em nota, que uma reunião preparatória para a reintegração de posse do prédio será realizada na próxima segunda-feira (21) e contará com a presença dos universitários, representantes da direção da universidade e oficiais de Justiça. A PM já estudou a planta do prédio da reitoria, para definir como será a ação.

No entanto, em assembléia realizada na manhã da última sexta-feira, alunos e funcionários da USP decidiram que vão resistir caso a Policia Militar venha a forçar a retirada do grupo que ocupa o prédio da reitoria.

Os estudantes possuem uma pauta de reivindicações que inclui a revogação dos decretos do governador José Serra (PSDB) que, segundo eles, interferem na autonomia das universidades públicas --avaliação negada pelo governo. Eles querem a contratação de professores, melhoria da infra-estrutura da universidade e ampliação das vagas na moradia estudantil, entre outros itens.

Em seu comunicado, a direção da USP diz que o diálogo foi buscado "incessantemente sem que se tivesse logrado êxito." Diante disso, continua o comunicado, "a busca pelo Poder Judiciário, procedimento natural no Estado de Direito, foi, então, inexorável diante da relutância em se desocupar o prédio."

"É preciso ressaltar que a reitoria estabeleceu diálogo permanente, dentro dos limites das possibilidades institucionais. No entanto, após 13 dias de ocupação e face à apropriação de documentos sigilosos, evidenciada pelo seu encaminhamento a terceiros, além de danos ao patrimônio e violação de computadores, atos estes registrados no Distrito Policial, entre outros fatos, tornou-se urgente a solicitação de reintegração de posse", diz a Reitoria.


Endereço da página:

Links no texto: