Folha de S. Paulo


18/05/2007 - 15h55

PM prepara operação para cumprir mandado de reintegração na USP

da Folha Online

A PM (Polícia Militar) irá atuar na retirada dos alunos que ocupam o prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) desde o último dia 3. A PM informou nesta sexta-feira, em nota, que uma reunião preparatória para a reintegração de posse do prédio será realizada na próxima segunda-feira (21) e contará com a presença dos universitários.

O mandado de reintegração de posse foi expedido na quarta-feira (16) pela 13ª Vara da Fazenda Pública. Na ocasião, um oficial de Justiça esteve ao prédio da reitoria, mas não foi recebido pelos alunos. Sem conseguir entregar o documento, ele solicitou auxílio à PM.

O uso de força policial já estava previsto no mandado expedido pelo juiz Jayme Martins de Oliveira Neto.

Os alunos ocuparam a reitoria por não terem sido recebidos pela direção da universidade para entregar uma carta com várias reivindicações, entre elas mais moradias estudantis, reformas em prédios da universidade e um posicionamento oficial da reitoria a respeito dos decretos do governador José Serra (PSDB), entre eles o que criou a Secretaria de Ensino Superior.

Reintegração de posse

A reunião que deverá ser realizada antes da operação para a reintegração de posse reunirá o comandante do Policiamento de Choque, coronel Joviano Conceição Lima, representantes do Grupo de Laboratório de Intolerância da USP, alunos e direção da USP.

O encontro está marcado para ocorrer no Comando de Policiamento de Choque da PM, no bairro da Luz (centro de São Paulo). Às 15h30 desta sexta, os alunos disseram não terem sido informados pela PM sobre a reunião.

Segundo o coronel Joviano, a ação para a reintegração será definida após a reunião. Na quinta-feira (17), ele se reuniu com a reitora da USP, Suely Vilela, para discutir o assunto. Ainda na quinta foi feito um estudo por policiais militares da planta do prédio da reitoria, segundo o coronel.


Endereço da página:

Links no texto: