Folha de S. Paulo


Se conquistar o título, seleção alemã fará festa em símbolo de Berlim

Tudo pronto em Berlim para um possível tetracampeonato alemão no próximo domingo (13). Símbolo da divisão do muro que separou por décadas alemães ocidentais e orientais, o Portão de Brandemburgo já foi escolhido como palco da festa dos jogadores em caso de vitória sobre a Argentina na final da Copa.

A ideia é que o elenco desembarque terça-feira (15) em Berlim e sejam recepcionado pela chanceler Angela Merkel. Por enquanto, a Associação de Futebol da Alemanha informou que a comemoração vai ocorrer somente em caso de conquista da taça.

O Portão de Brandemburgo já abriga a Fan Fest para transmissão dos jogos da Copa no Brasil. Pelo menos 20 mil pessoas assistiram ao massacre de 7 a 1 sobre a seleção brasileira na última terça-feira (8). Espera-se mais que o dobro de torcedores para a final de domingo - no horário de Berlim, a partida começa às 22h, 17h no Brasil.

Ao menos sete telões foram montados entre o portão e o Obelisco da Vitória, um dos principais roteiros turísticos da cidade.

Os alemães parecem ainda cautelosos a dois dias da final. Percebe-se um clima de ansiedade pelas principais ruas de Berlim, com bandeiras nos carros e edifícios, mas com uma euforia contida, mesmo após a humilhação imposta ao time brasileiro na semifinal. Para os alemães, a conquista no Maracanã seria um prêmio para os que eles chamam de "geração de ouro" do futebol local.

A Copa do Mundo no Brasil já fez o país bater um próprio recorde: 32,6 milhões de pessoas assistiram à semifinal pela televisão, sendo o programa (no caso, o jogo) mais visto na história da TV local. O recorde anterior também era do futebol, a semifinal da Copa de 2010, quando a Alemanha perdeu da Espanha, na África do Sul.

Marcus Brandt - 9.jul.06/Reuters
Com a camiseta
Com a camiseta "82" (em referência aos 82 milhões de alemães), o meia Ballack acena durante festa no Portão de Brandemburgo após 3º lugar na Copa-2006

Endereço da página: