Folha de S. Paulo


Suárez deve perder Copa América e pode ser desfalque nas eliminatórias

A Copa do Mundo não é a única competição em que Luis Suárez irá desfalcar o Uruguai. O atacante também deve ficar de fora da Copa América do próximo ano.

Punido com nove jogos oficiais de suspensão pela mordida dada no ombro do italiano Giorgio Chiellini, no confronto entre as duas seleções, na terça-feira (24), o jogador não conseguirá pagar o gancho todo no Mundial.

Mesmo que o Uruguai chegue à final ou à disputa do terceiro lugar da Copa, Suárez só terá cumprido quatro partidas da punição.

Restariam mais cinco jogos, que teriam de ser cumpridos durante a Copa América de 2015, que será disputada no Chile. As seleções finalistas disputam seis partidas no torneio continental.

Existe ainda a chance de Suárez carregar a suspensão até as eliminatórias do Mundial de 2018, que devem começar no segundo semestre do próximo ano. Mas isso dependerá do desempenho que o Uruguai tiver sem seu principal jogador.

Uma derrota da seleção celeste para a Colômbia, sábado (28), nas oitavas de final da Copa, e uma queda na primeira fase da Copa América, após três jogos, por exemplo, fariam com que Suárez tivesse de ficar de fora de cinco rodadas das eliminatórias.

A Associação Uruguaia de Futebol tem o direito de apresentar um recurso contra a decisão. A apelação não gera efeito suspensivo, mas pode reduzir a pena e permitir que o atacante desfalque o time por menos tempo.

Além da suspensão pela seleção, Suárez terá de ficar quatro meses afastado de qualquer atividade ligada ao futebol. Isso significa que o jogador só poderá voltar a jogar pelo Liverpool no fim de outubro.

O jogador também irá pagar multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 248 mil).


Endereço da página:

Links no texto: