Folha de S. Paulo


Portugal e Rússia fazem jogo-chave para a Copa do Mundo de 2014

Pressionado. Será assim que Portugal entrará em campo hoje diante da Rússia, às 16h45, no estádio da Luz, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo-2014.

A seleção lusitana está em terceiro lugar no grupo, com 11 pontos em seis jogos, mesmo número de Israel, que leva vantagens nos gols pró.

A Rússia lidera a chave, com 12 pontos em quatro jogos. O jogo vale a ponta do Grupo F. Só o primeiro irá à Copa diretamente. O segundo disputa uma repescagem.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters
Miguel Veloso( esq.), Cristiano Ronaldo e Nani, em treino da seleção de Portugal
Miguel Veloso( esq.), Cristiano Ronaldo e Nani, em treino da seleção de Portugal

Depois de hoje, Portugal terá mais três jogos, e a Rússia, cinco. Mesmo uma vitória não irá amenizar a crise portuguesa. A pressão tem origem na irregularidade da equipe no torneio europeu.

Após estrear com duas vitórias, foram três jogos sem triunfar. O jejum foi quebrado na rodada passada, sem animar. "Estamos pressionados pelos pontos que deixamos pelo caminho, mas nosso objetivo é o Mundial", disse o técnico Paulo Bento.

A Rússia bateu os portugueses por 1 a 0 no primeiro turno. Não sofrer gols é um dos trunfos dos russos, comandados pelo italiano Fabio Capello. É a única seleção dentre as 53 participantes que não levou tento algum.

SÉRVIA

A rodada não irá definir os classificados à Copa, mas pode ter uma seleção fora.

A Sérvia visita a Bélgica. Se perder e a Croácia derrotar a Escócia, em casa, estará fora.

A Sérvia tem sete pontos e é a terceira no Grupo A. Bélgica e Croácia, com 16 pontos cada uma, dividem a primeira e a segunda colocação.


Endereço da página: