Folha de S. Paulo


Suspeito de obter propina na eleição da Rio-16 renuncia a cargo no COI

Findlay Kember/AFP
(FILES) This file photo taken on July 29, 2012 shows Olympic athlete representative Frankie Fredericks of Namibia speaking during a press conference at the Main Press Center at the Olympic Park during the London 2012 Olympic Games in London on July 29, 2012. French investigators suspect that bribes were paid for Rio de Janeiro to be awarded the 2016 Olympic Games, Le Monde newspaper reported on March 03, 2017. The International Olympic Committee said it would contact French authorities over the allegations. The IOC also said its ethics committee was investigating a payment made to IOC member Frankie Fredericks before Rio was awarded the Games in 2009. / AFP PHOTO / FINDLAY KEMBER ORG XMIT: 037
O namíbio Frankie Fredericks durante entrevista coletiva nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012

O ex-atleta namíbio Frankie Fredericks, cujo nome apareceu na imprensa francesa associado a suspeitas de corrupção, anunciou nesta terça-feira sua renúncia da presidência da Comissão de Avaliação dos Jogos Olímpicos de 2024.

"Renuncio ao meu posto de presidente da Comissão de Avaliação dos Jogos de 2024, já que é essencial que o trabalho importante feito por meus colegas seja considerado realizado de maneira justa e imparcial", declarou Fredericks em um comunicado transmitido à AFP.

"Paris e Los Angeles apresentam duas candidaturas fantásticas e não quero ser um elemento perturbador nesta grande competição", acrescentou Fredericks.

Membro do COI desde 2012, o ex-campeão mundial dos 200 metros e quatro vezes medalhista de prata em Jogos Olímpicos acrescenta que não participará da votação para a designação da cidade organizadora dos Jogos de 2024, que ocorrerá em setembro, em Lima, no Peru.

Na segunda-feira, a Associação Internacional das Federações de (IAAF) havia anunciado, por sua vez, que Fredericks havia sido substituído no seio do grupo de trabalho da instância sobre a reintegração do atletismo russo acusado de doping institucionalizado.

Em um artigo publicado no sábado, 4 de março, o jornal francês "Le Monde" afirmou que Fredericks recebeu um pagamento de 299.300 dólares (mais de R$ 900 mil) no dia da atribuição dos Jogos Olímpicos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio, em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

O ex-velocista afirma que a entrega de dinheiro foi feita "em conformidade com um contrato fechado em 11 de março de 2007" por serviços realizados entre 2007 e 2011 e que o pagamento "não está relacionado aos Jogos Olímpicos".

Este pagamento era procedente da sociedade do filho do ex-presidente da IAAF Lamine Diack, Papa Massata Diack. Este último é acusado de ter recebido 1,5 milhão de dólares do empresário brasileiro Arthur Cesar de Menezes Soares Filho três dias antes da votação.


Endereço da página:

Links no texto: