Folha de S. Paulo


Flamengo vence Botafogo e elimina rival da Taça Guanabara

O Flamengo voltou a sentir o gosto de vitória sobre o Botafogo. Após um jejum de mais de dois anos –último triunfo ocorrera em julho de 2014–, o Rubro-negro venceu o Alvinegro por 2 a 1 neste domingo (12), no estádio Engenhão. De quebra, a equipe da Gávea ainda eliminou o rival da Taça Guanabara.

Guerrero e Everton marcaram os gols que tiraram qualquer chance dos botafoguenses no primeiro turno do estadual do Rio; Roger descontou.

Com o resultado positivo, o Flamengo chegou aos 12 pontos e sacramentou a classificação para as semifinais do torneio. Já o Botafogo ficou estacionado nos quatro pontos, entrando apenas em campo no próximo domingo (19) apenas para cumprir tabela, contra o Boavista. Já o Rubro-negro pega o Madureira na mesma data.

Marcello Dias/Futura Press/Folhapress
Briga das torcidas de Botafogo e Flamengo antes de partida no Engenhão
Briga das torcidas de Botafogo e Flamengo antes de partida no Engenhão

Com sua formação principal e diante de um adversário que optou por escalar um time reserva –de olho na Copa Libertadores–, o Flamengo mandava naturalmente no jogo. O primeiro tempo seguiu um roteiro claro: o Rubro-negro pressionava, enquanto o alvinegro se fechava e buscava surpreender em contra-ataques. Absoluto em campo, o time da Gávea demorou um pouco, mas se mostrou eficiente. Aos 35 minutos, Guerrero aproveita cruzamento de Diego vindo da esquerda e, com a coxa, toca para o fundo da rede: 1 x 0.

Mas a tática do Botafogo também deu certo. E logo na sequência. Aos 39 minutos, Dudu Cearense aproveitou indefinição da zaga do Flamengo após o árbitro-auxiliar levantar a bandeira e cruzou para Roger, que escorou para o fundo do gol: 1 x 1.

Precisando da vitória, o Botafogo lançou mais um titular para o campo: Bruno Silva. Com o volante em campo, o time passou a ficar mais com a bola e oferecer perigo ao rival. O Flamengo, por sua vez, se posicionou defensivamente e aceitou o avanço dos donos da casa. Frio e letal. Aos 20min, Everton, em sua 200ª partida pelo Flamengo, aproveitou sobra na área do Alvinegro e recolocou o Rubro-negro na frente: 2 x 1.

Com a dianteira, o time da Gávea se fechou bem. O Botafogo pressionou e chegou a colocar duas bolas no travessão, mas não passou disso.

O pré-jogo foi extremamente movimentado no Engenhão. Não bastasse a solicitação do Botafogo à Federação para que a partida fosse adiada por uma suposta ausência de policiamento do lado de fora –Ferj e PM asseguravam efetivo normal–, a entrada do setor Norte serviu de palco para uma briga generalizada. Tiros foram ouvidos, pelo menos uma pessoa morreu e outras sete se feriram.


Endereço da página:

Links no texto: