Folha de S. Paulo


Decisivo e boêmio, Douglas vence resistência e vira símbolo gremista

Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Divulgação
RS - FUTEBOL/TREINO GREMIO - ESPORTES - Jogadores do Gremio realizam treino durante a tarde desta segunda-feira na Arena, na preparacao para a final da Copa do Brasil 2016. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Douglas e Marcelo Oliveira sorriem para foto durante treino do Grêmio

Contestado por alguns, elogiado por outros, Douglas, 34, desperta sentimentos de saudosismo em quem acompanha sua carreira.

No campo, é um camisa 10 clássico, com estilo elegante que remete a craques do passado: joga de cabeça alta e dá passes de alto grau de dificuldade e com plasticidade.

Fora dele, cultiva estilo de vida chamado de "boleirão": bebe cerveja, fuma e lança gracejos a mulheres -tudo sem pudor, retratado nas redes sociais pelo próprio jogador, espécie de antítese dos atletas das frases prontas.

Nesta quarta (7), ele será mais uma vez o cérebro do Grêmio no jogo mais importante do clube na temporada, contra o Atlético-MG, no jogo de volta da decisão da Copa do Brasil. No jogo de ida, os gaúchos venceram por 3 a 1.

A vida boêmia não impede que Douglas carregue a responsabilidade de ser o jogador criativo no meio de campo gremista. Na Copa do Brasil, participou de um terço dos nove gols da equipe -um gol e três assistências, uma delas de letra contra o Atlético-PR, nas oitavas de final.

Com Renato Gaúcho, a técnica de Douglas aflora.

Em 2010, o "Maestro", apelido que ganhou dos torcedores, foi convocado para a seleção por Mano Menezes. Naquela época, ele levou o time, que na ocasião também era treinado por Renato, à zona de classificação à Libertadores. Para o treinador, é fácil entender o motivo do rendimento superior de Douglas.

"Ele aprende muito comigo. O Douglas é um jogador diferenciado, que pensa e faz o time jogar. Se tenho um jogador assim, não posso colocá-lo para correr atrás do adversário. Tenho que tirar o melhor do craque, que é fazer o time jogar, decidir os jogos e deixar companheiros na cara do gol", diz Renato.

'NOVO RIVELLINO'

"Ele é um dos últimos meias armadores do Brasil. Tinha os momentos de apagão, mas era decisivo sempre. Cheguei a falar que seria o novo Rivellino. Ele tem uma qualidade muito grande", afirma Pintado, que o treinou no São Caetano entre 2007 e 2008.

No clube do ABC paulista Douglas ganhou projeção regional -chegou à final do Paulista-2007. No ano seguinte foi contratado pelo Corinthians, onde se destacou na campanha da Série B.

"A importância dele é enorme. Jogador diferenciado, que não se encontra com facilidade no futebol brasileiro. Ele tem nos ajudado muito e é peça fundamental também na Copa do Brasil", diz Marcelo Oliveira, seu melhor amigo no elenco gremista.

"Sobre fora de campo, não o vejo como jogador boêmio. Um jogador boêmio, com 34 anos, não correria como ele corre. As atitudes falam e ele mostra isso dentro de campo. Ele é muito mais um atleta profissional do que um jogador boêmio", completa.

Na seleção brasileira, a experiência de Douglas foi negativa. Aos 46 min do 2º tempo de um amistoso, ele perdeu a bola no meio de campo para Banega, que passou para Messi fazer o gol argentino da vitória por 1 a 0 sobre o Brasil. Do banco, Mano gritou "vai tomar no c..., Douglas", e o berro ficou eternizado no YouTube.

REDES SOCIAIS

Hoje, nas redes sociais, Douglas brinca. A um torcedor que pediu sua convocação para Dunga em abril deste ano, respondeu: "só não pode ser contra a Argentina".

No Twitter, ele virou motivo de culto de seus 191 mil seguidores, justamente pelo estilo despojado. Em foto que viralizou em seu perfil, aparece sem camisa, de óculos escuros e chinelos, sentado na varanda de uma casa, com uma caixa de cigarros aberta à sua frente e ao lado um copo de cerveja quase vazio.

O meia apenas comentou: "Onde vocês acham essas fotos porra? Kkkk". O retrato foi só um de uma série que exibiu Douglas aproveitando as folgas de maneira mundana.

A um gremista que cobrou "alma em campo", o meia recomendou uma "sessão espírita". Na seara gastronômica, Douglas diz que a melhor cerveja "é a que te deixa bêbado", e que prefere Skol e churrasco a Polar e lasanha.

A um outro que lhe ofereceu uma cerveja em troca de um cumprimento, ele mandou cinco "ois", pedindo uma bebida para cada saudação.

Às torcedoras que o procuram no Twitter —muitas vezes oferecendo "nudes"— ele arrisca galanteios jocosos.

"O dia que o @10doga me responder eu mando nude", disse uma usuária, para na sequência receber um "opaaaa" do meia. Depois, Douglas ainda mandaria "estou esperando o nude kkkk".

A outra gremista que pergunta "eu já disse que te amo hoje?", ele respondeu "ainda não estou esperando kkkk".

Nesta quarta, Douglas pode ir a campo pela última vez no ano, já que deve ser poupado por Renato na última rodada do Brasileiro. Passada a decisão, o meia planejará as férias. De preferência, regadas a Skol e churrasco.


Endereço da página:

Links no texto: