Folha de S. Paulo


'Vou tentar passar o Lewis na primeira curva', promete Nico Rosberg

A largada do GP Brasil neste domingo (13) deve ser com emoção. Pelo menos, se depender de Nico Rosberg.

Líder do campeonato com 19 pontos de vantagem (349 a 330) sobre o companheiro de Mercedes Lewis Hamilton, o alemão fez o que pode ser considerado uma estratégia psicológica para tirar proveito na largada. Nos treinos, o inglês foi mais rápido e garantiu a pole position em Interlagos, a 60ª de sua carreira.

"Vou tentar passar Lewis na primeira curva. Esse é o plano", avisou na coletiva de imprensa, com Hamilton ao seu lado. "Obviamente não será fácil e a distância até a primeira curva é muito curta, o que não ajuda, claro. Mas vou tentar tudo que eu puder, definitivamente", ameaça o alemão. Hamilton não respondeu.

Desde o GP da Bélgica de 2015, quando uma série de limitações foi imposta aos sistemas de auxílio eletrônico em largadas, a F-1 tem visto trocas mais frequentes de posição antes da primeira freada.

Um possível enrosco entre os dois na primeira volta só seria benéfico ao piloto alemão, que levaria a vantagem de 19 pontos para Abu Dhabi, última prova da temporada, dia 27 de novembro. No circuito de Yas Marina, Rosberg seria campeão com um mero sexto lugar.

A matemática do título

Recordista de vitórias em atividade na F-1, com 51 triunfos, Hamilton nunca conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio em Interlagos. Sua melhor colocação são dois segundos lugares, em 2014 e 2015, corridas vencidas por Nico Rosberg -se o resultado se repetir, o alemão levanta o caneco.

O circuito de Interlagos também representa duas disputas de título para o piloto inglês, ambos nos tempos em que ele corria na McLaren. Em 2007, terminou apenas em sétimo e perdeu o título para Kimi Raikkonen, da Ferrari, por um ponto.

No ano seguinte, de novo fez corrida irregular e terminou apenas na quinta posição. Desta vez, porém, o resultado foi feliz para Hamilton, que conquistou o campeonato contra o vencedor da prova, Felipe Massa. Novamente por um ponto.

Veja especial F-1


Endereço da página:

Links no texto: