Folha de S. Paulo


Na reta final, Palmeiras tem a tabela mais fácil e Fla, a mais difícil do G4

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BR, 13-09-2016, 22h00: PALMEIRAS x FLAMENGO. Lance durante jogo entre Palmeiras e Flamengo, valido pelo campeonato brasileiro de futebol e disputado no estadio Allianz Parque. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ESPORTES) ***EXCLUSIVO FSP***
Rever, do Flamengo, e Gabriel Jesus, do Palmeiras, disputam bola durante partida do Brasileiro

A corrida pelo título do Brasileiro entra em sua reta final. Faltando 12 rodadas para o fim -quase um terço do total-, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos aparecem como os principais postulantes a colocar a faixa no peito no dia 4 de dezembro, data da última rodada.

Líder do torneio desde a 19ª rodada, a equipe alviverde tem um ponto de vantagem (51 a 50) sobre o Flamengo, vice-líder. A diferença é a menor nesta altura do campeonato desde 2006, quando ele passou a ter 20 equipes com formato de pontos corridos.

No caminho, o Palmeiras enfrentará oito clubes que atualmente estão na parte de baixo da tabela, sendo quatro da zona de rebaixamento. O primeiro rival dessa caminhada será o Coritiba, 13º colocado, que ainda tenta se afastar do perigo do descenso.

O time alviverde conseguiu se segurar na liderança ao se manter invicto durante a sequência mais difícil de jogos. O clube venceu os clássicos contra São Paulo e Corinthians, além de triunfar diante do Fluminense, e empatou com o Flamengo e o Grêmio.

PALMEIRAS - Tabela até o final do Brasileiro*

Dos quatro candidatos ao título, o clube carioca terá a tabela mais difícil. Dos 12 adversários que ainda vai enfrentar, a metade ocupa a parte de cima da tabela. Ele terá duelos diretos contra Corinthians, Santos e Atlético-MG.

Além disso, contará com uma dificuldade a mais em relação aos adversários. O Maracanã, estádio em que costuma mandar seus jogos, precisará ter o gramado reformado devido a um buraco deixado pela cerimônia de abertura da Paraolimpíada. Por isso, só deve voltar a ser casa do Flamengo em novembro.

Os flamenguistas, no entanto, podem buscar inspiração no Brasileiro de 2009, quando levantaram o caneco da competição pela última vez. Em situação pior que a atual -ocupava apenas a sexta posição ao término da 26ª rodada-, a equipe conseguiu emplacar uma sequência de resultados positivos e ultrapassou o Palmeiras, que caiu de rendimento na reta final e terminou o certame apenas na quinta colocação.

FLAMENGO - Tabela até o final do Brasileiro*

Atlético-MG e Santos, que têm 46 e 45 pontos respectivamente, possuem adversários parecidos na reta final.

Metade dos jogos será contra rivais que ocupam do 11º ao 20º lugares. Eles ainda enfrentarão em seis jogos os mesmos adversários: Ponte Preta, América-MG, Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Chapecoense.

Teoricamente, a equipe mineira tem a vantagem de enfrentar os quatro times que estão na zona de rebaixamento, enquanto a equipe da Baixada Santista encara apenas o América-MG.

atlético-mg - Tabela até o final do Brasileiro*

Foram exatamente os confrontos contra os times da parte de baixo da tabela que fizeram o Santos se distanciar do Palmeiras. O clube chegou à última rodada do primeiro turno na ponta, mas perdeu do lanterna América-MG. No início do returno, foi derrotado por Figueirense e Inter.

Até a primeira metade do campeonato, Corinthians e Grêmio apareciam com força na disputa pelo título. Porém, caíram de rendimento e praticamente ficaram sem chances, principalmente a equipe gaúcha, que despencou na tabela e hoje ocupa apenas a 11ª posição, atrás de times como Atlético-PR, Ponte Preta, Botafogo e Chapecoense.

Atualmente, o Corinthians está na quinta colocação do Brasileiro, com 41 pontos.

santos - Tabela até o final do Brasileiro*

Um fator que pode bagunçar as previsões são os desfalques em razão das eliminatórias. O Palmeiras já não terá Gabriel Jesus e Lucas Barrios contra o América-MG, dia 9, no Independência. O Flamengo ficará sem Muralha e Guerrero, enquanto o Atlético-MG não terá Lucas Pratto.

Fágner e Romero desfalcarão a equipe corintiana, enquanto Lucas Lima será a ausência no Santos.

As eliminatórias sul-americanas ainda terão mais duas rodadas neste ano, nos dias 10 e 15 de novembro.

Neste período, não haverá jogos do Brasileiro -apenas no dia 16, quando será realizada a antepenúltima rodada. Os convocados, porém, podem ficar fora da rodada devido ao desgaste.


Endereço da página:

Links no texto: