Folha de S. Paulo


Tiroteio com 2 mortos fecha local em que seleção treinaria nos EUA

A morte de dois homens no campus da UCLA, a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, levou a seleção brasileira a ter que alterar seu local de treinamento preparatório para a Copa América do Centenário, que para o Brasil começa sábado (4) contra o Equador.

Ás 10h local (14h de Brasília), aproximadamente, um homem atirou em outro, e depois se matou, segundo a Polícia de Los Angeles. tudo aconteceu no prédio Boelter Hall, a sede de engenharia e ciência da universidade.

Professores da UCLA informaram ao jornal "LA Times" que um dos homens mortos nesta quarta foi o professor Willian S. Klug, 39. Ele era casado, e pai de dois filhos.

A polícia trabalha com a hipótese de que um aluno teria atirado num professor, identificado por colegas como Klug, que lecionava na área de engenharia mecânica e aeroespacial.

O temor de que pudesse ser uma atentado, após as primeiras informações, fez com que a universidade e os arredores em 2 km fossem fechados. A polícia encontrou os dois homens mortos e a arma do crime, e fez uma varredura procurando outros suspeitos. Cerca de duas horas depois dos tiros, o chefe da polícia local, Charlie Beck, informou que a universidade estava segura.

Um aluno ouvido pela Folha, que se identificou apenas como Sam, disse que por volta das 10h os alunos começaram a receber mensagens de texto da direção da UCLA os avisando para não deixarem as salas de aulas e escritórios em que estavam.

"Todos ficaram com muito medo", disse.

Aos poucos a universidade foi sendo esvaziada, e todos revistados.

"É ruim porque os atentados sempre vêm à nossa cabeça nesses casos, com muitos mortos", disse John Castlle, pai de um aluno da UCLA que havia ido buscar o filho nas imediações da universidade.
seleção sem campo

Um dos campos de futebol do campus de Westwood da UCLA, na região oeste de Los Angeles, é centro de treinamento oficial da Copa América do Centenário, e seria onde o time de Dunga treinaria nestas quarta (1) e quinta (2).

Os tiros, e o fechamento da universidade, fez o Brasil ficar sem local para trabalhar em um primeiro momento. Foi preciso acionar o CT que vinha sendo utilizado até terça (31), o StubHub Center, na cidade de Carson, nos arredores de Los Angeles, sede do Los Angeles Galaxy, time que disputa a principal liga local de futebol, a MLS.

Mas houve problemas, como, por exemplo, a falta inicialmente de uma sala para a entrevista coletiva. Nesta quarta houve uma formatura de uma universidade no StubHub e, o pior, uma partida amistosa entre Armênia e El Salvador, que usaria a maior parte das dependências do estádio do Galaxy, aconteceria às 7h30 local (23h30 de Brasília).

Há uma enorme comunidade armênia em Los Angeles, e a seleção de futebol está realizando partidas na região como comemoração aos 98 anos da independência do país.

O local do trabalho desta quinta (2) não estava definido até o fechamento desta edição. A seleção mudaria de hotel nesta quarta, deixando as proximidades do StubHub para a região de Hollywood, mais próximo da UCLA.

A previsão é que as aulas voltem ao campus da universidade nesta quinta,a brindo possibilidade para a seleção treinar no local.


Endereço da página:

Links no texto: