Folha de S. Paulo


Federação tem pedido negado, e clássico será com torcida única

Ministério Público negou a presença de torcida visitante em clássicos

O Ministério Público de São Paulo rejeitou o pedido da FPF (Federação Paulista de Futebol) para rever a recomendação de torcida única nos clássicos paulistas em 2016.

A decisão foi tomada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que repassou ao Ministério Público, responsável por notificar a federação. 

A FPF não pretende contestar a recomendação da secretaria. Assim, Santos e Palmeiras, no domingo (24), pela semifinal do Paulista, o primeiro clássico após a decisão, terá apenas torcedores santistas.

Por ter feito melhor campanha na somatória das duas fases, a equipe tem o direito de jogar como mandante a única partida da semifinal. As datas dos confrontos das semifinais foram definidas nesta terça-feira.

A FPF já adiantou que, em caso de clássico na final, se o Corinthians vencer o Audax, a decisão de torcida única será mantida nos dois jogos. "Não temos o que fazer nesse campeonato com relação à torcida única. Foi uma recomendação da secretaria", disse o presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos.

A decisão de torcida única nos clássicos em São Paulo foi tomada após a série de confrontos entre torcedores no dia 3 de março, que resultou na morte de um homem e dezenas de feridos.

Os presidentes do Santos e do Palmeiras lamentaram a decisão de torcida única. "Respeito, mas não gosto. Não há brigas em estádios e não gosto de mudanças de regra no meio do jogo. Mas respeitamos", declarou o mandatário santista, Modesto Roma Jr.

"Na verdade é uma decisão dos poderes públicos, não dá para questionar. Resta saber se acontecerá em todos os jogos. Não acho que essa medida isolada mudará alguma coisa", afirmou Paulo Nobre, presidente do Palmeiras.


Endereço da página:

Links no texto: