Folha de S. Paulo


Ele não gosta de perder nem em treino, diz Daniel Alves sobre Messi

Alejandro García/Efe
GRA040 SANT JOAN DESPÍ (BARCELONA) 30/8/2014.- Neymar,Lionel Messi, Dani Alves y Luis Suárez,i-d, y durante el entrenamiento que el primer equipo del FC Barcelona realizó hoy en la ciudad deportiva Joan Gamper de cara al partido de la Liga BBVA que disputarán contra el Villarreal. EFE/Alejandro García ORG XMIT: GRA040
Neymar (esq.) durante treino com Lionel Messi, Daniel Alves e Luis Suárez

"O Messi é um espelho para todos nós pelo seu alto grau de competitividade. Ele não gosta de perder nem em treinamento". É assim que o lateral Daniel Alves, 32, começa a descrever o argentino Lionel Messi, seu amigo e companheiro de Barcelona.

Neste domingo (17), o camisa 10 da equipe catalã atingiu a marca de 500 gols na carreira. Ele marcou o único gol do Barça na derrota por 2 a 1 para o Valencia, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol.

Daniel Alves e Messi são amigos desde 2008, quando o brasileiro foi contratado pelo time espanhol após se destacar no Sevilla. Ele foi apresentado ao argentino pelo compatriota Sylvinho, ex-lateral esquerdo e atualmente assistente técnico de Roberto Mancini na Inter de Milão.

"Nossa amizade é algo incrível. A gente teve uma conexão muito forte desde o primeiro momento. Agradeço muito o Sylvinho que fez essa ponte. Temos respeito um pelo outro e nossa amizade existe dentro e fora de campo", disse Daniel Alves em entrevista à Folha dias antes da partida deste domingo.

Albert Gea/Reuters
Football Soccer - Barcelona v Valencia - Spanish Liga BBVA - Camp Nou stadium, Barcelona - 17/4/16Barcelona's Lionel Messi fights for the ball against Valencia's Guilherme Siqueira. REUTERS/Albert Gea ORG XMIT: BAR001
Messi passa por Guilherme Siqueira, do Valencia, durante partida pelo Campeonato Espanhol

A amizade entre os dois já foi citada pelo argentino. "No vestiário do Barça todos nos damos bem, mas sempre estive mais perto do Dani, já que quando ele chegou, dividimos o lado direito do campo juntos.
Passamos muito tempo juntos dentro e fora do gramado, e no dia a dia isso nos levou a ter uma grande amizade", disse o argentino à revista "FourFourTwo" em abril de 2015.

Esse entrosamento dentro das quatro linhas se reflete nos números. Daniel Alves é o jogador que mais deu assistência para Messi: 40.

"Consigo entender o Messi pelo olhar. A gente sabe como ele gosta de receber a bola, como ele gosta de participar do jogo. Ele necessita estar sempre com a bola nos pés. Procuro sempre busca-lo durante a partida para que ele possa fazer a diferença", contou o lateral.

"Tenho uma satisfação enorme de jogar ao lado do Messi e fico muito feliz em fazer parte da história dele".

O brasileiro usa até a paixão do argentino pelo futebol para orientar garotos que desejam virar jogadores profissionais.

"Eu recomendo para as crianças que desejam jogar futebol que não joguem por dinheiro, não joguem para ser famoso. Joguem por paixão. E o Messi é uma leitura disso. Se você tem um sonho, tem que batalhar por esse sonho. Ele é e foi exatamente assim. Superou muitas dificuldades para ser quem é hoje", completou.


Endereço da página:

Links no texto: