Folha de S. Paulo


Juntos, grandes têm pior pontuação em novo formato do Paulista

Somando os pontos conquistados dos considerados grandes times do futebol paulista (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), este foi o ano em que houve o pior desempenho na fase de grupos do Estadual desde que a competição passou a ser disputada no novo formato.

Desde 2014, os 20 times do torneio foram divididos em quatro chaves e os dois melhores de cada grupo avançam à próxima fase, sendo que quem está no mesmo chaveamento não se enfrenta. Com isso, os clubes passaram a disputar 15 jogos durante a primeira fase de competição.

No primeiro ano de disputa, os quatro grandes somaram 122 pontos após os 15 confrontos. O Corinthians foi o único que ficou de fora da fase de classificação, na terceira posição.

Em 2015, as equipes tiveram aproveitamentos melhores e todos passaram com a liderança de seus grupos. Consecutivamente, a soma dos pontos também foi melhor: 134.

Já neste ano a história foi diferente. Com as campanhas irregulares de São Paulo e Palmeiras, os quatro somaram 113 pontos e tiveram o pior desempenho entre os três anos de regulamento.

O time tricolor, inclusive, foi o único dentre eles que não se classificou na liderança do Paulista.

Com a queda de seis equipes para a segunda divisão e a ascensão de apenas quatro, no ano que vem o Estadual terá um novo formato.

Tabela e resultados do Campeonato Paulista 2016


Endereço da página:

Links no texto: