Folha de S. Paulo


Grandes de SP têm pior desempenho contra pequenos em oito anos

Ernesto Rodrigues/Folhapress
SAO PAULO, SP, 05-03-2016: 16;00 h - Capeonato Paulista 2016, jogo entre Sao Paulo x Sao Bernardo, realizado no estadio do Pacaembu na capital paulista. (Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress cod.0628-) *** EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
Zagueiro do São Paulo, Lugano disputa bola com jogador do São Bernardo

Com o desempenho ruim do Palmeiras e irregular do São Paulo, as equipes consideradas grandes do estado têm o seu pior desempenho contra os times menores nos últimos oito anos levando-se em conta até a 12ª rodada do Campeonato Paulista.

No total, os quatro clubes desperdiçaram neste ano 42 pontos. Até o momento, os pequenos venceram oito jogos e conseguiram nove empates. O pior desempenho foi em 2008, quando os quatro perderam 54 pontos. No ano seguinte, foram 26. Em 2010, foram 38 pontos desperdiçados.

Desde então, esse número de pontos perdidos foi diminuindo. Em 2011, foram 28 pontos. Na temporada seguinte, os grandes não perderam nenhuma partida até a 12ª rodada, mas deixaram escapar 24 pontos com empates. Em 2013 e 2014, o número de pontos desperdiçados voltou aumentar, mas não muito: 32 e 30, respectivamente.

No ano passado, as equipes menores tiraram apenas 14 pontos dos grandes, sendo apenas um triunfo até a 12ª rodada.

Neste ano, o Palmeiras foi dos quatro grandes quem desperdiçou mais pontos: 19 dos 30 disputados. Com esse desempenho ruim, a equipe do técnico Cuca está na lanterna de seu grupo e apenas na 13ª colocação na classificação geral —três pontos acima da zona da degola

Apesar do Santos estar na vice-liderança da chave —mesma pontuação do São Bento, que leva vantagem nos critérios de desempate—, o time viu escapar nove pontos. Já o São Paulo, que tem uma campanha pior que o rival, perdeu oito pontos —os outros foram desperdiçados nas derrotas para Palmeiras e Corinthians e no empate diante do Santos.

O Corinthians foi o único dos grandes que ainda não foi derrotado pelos pequenos —tem como piores resultados empates diante do Ferroviária e São Bento.

Os times do interior lideram dois dos quatro grupos em disputa. O São Bento é o líder da chave A, enquanto o Ituano está na ponta do Grupo B. O São Paulo está na liderança do C, mas possui a mesma pontuação do Audax, que leva desvantagem no saldo de gols (3 a 2).

O único que lidera com folga é o Corinthians, que já assegurou a primeira colocação do Grupo D com três rodadas de antecedência e tem a melhor campanha da competição.


Endereço da página:

Links no texto: