Folha de S. Paulo


Nadal e Bellucci abandonam suas partidas no Masters 1.000 de Miami

Geoff Burke/USA Today Sports
Mar 26, 2016; Key Biscayne, FL, USA; Rafael Nadal waves to the crowd while leaving the court after retiring from his match against Damir Dzumhur (not pictured) on day five of the Miami Open at Crandon Park Tennis Center. Dzumhur won 2-6, 6-4, 3-0 (ret.). Mandatory Credit: Geoff Burke-USA TODAY Sports ORG XMIT: USATSI-264802
Rafael Nadal deixa quadra no Masters 1.000 de Miami

O espanhol Rafael Nadal, quinto colocado do ranking, e o paulista Thomaz Bellucci, 35º, abandonaram suas partidas de estreia no Masters 1.000 de Miami, neste sábado (26), na Flórida, nos Estados Unidos.

Nadal jogava contra o bósnio Damir Dzumhur (94º) quando deixou a competição. O espanhol havia vencido o primeiro set por 6/2, perdido o segundo por 6/4 e interrompeu a partida quando o adversário vencia o terceiro set por 3 games a 0.

Durante o jogo, Nadal chegou a receber atendimentos médicos e teve a pressão tirada.

Bellucci abandonou antes do início do terceiro set. Ele jogava contra o cazaque Mikhail Kukushkin (90º), e a partida estava empatada em 1 set a 1. O paulista caiu nas suas quatro últimas estreias.

Durante o confronto, ele chegou a pedir atendimento médico por causa de uma dor lombar, que vem sendo recorrente neste ano. Segundo a assessoria de imprensa do tenista, "o forte calor e alta umidade" prejudicaram o atleta.

"Aconteceu de novo", lamentou o técnico João Zwetsch. "Ele estava bem no jogo e no início do segundo set começou a ter os mesmos sintomas, tonturas, a visão turva, uma espécie de desidratação muito forte e, a partir do meio do segundo set, não conseguiu jogar mais, passou a não ser mais competitivo", explicou o treinador.

Esta semana, já em Miami, Zwetsch revelou que Bellucci está se consultando com uma série de médicos para tentar achar uma solução definitiva para o problema: "Estamos tentando fechar todas as possibilidades, fazendo tudo, todos os exames. O Thomaz, entre o torneio do Rio e São Paulo, se consultou com um endocrinologista, um cardiologista, um bioquímico e ninguém consegue de fato encontrar nada que se possa explicar. Ele vai ao zero, desidrata, sente cãibras e fica sem competir".

"É um momento muito ruim para mim, o que venho passando não é de hoje e estamos correndo atrás para tentar resolver de uma vez por todas. Perco jogos e jogos, minha competitividade, fico fora de combate", afirmou Bellucci.

Após algumas horas, ele voltou a entrar em quadra, ao lado de André Sá, para uma partida de duplas contra Philipp Petzschner e Alexander Peya.

Curiosamente, Dzumhur e Kukushkin, beneficiados pelas desistências, se enfrentam na terceira rodada do torneio.

FEDERER

Nesta sexta (25), foi o suíço Roger Federer (3º) –fora das quadras há quase dois meses– quem desistiu do torneio. O tenista está recuperado de lesão no joelho que o levou à primeira cirurgia da carreira, mas desistiu da competição por causa de problemas estomacais.


Endereço da página:

Links no texto: