Folha de S. Paulo


Ex-número 1 do tênis sugere boicote feminino a Indian Wells

Kiyoshi Ota - 11.mar.2008/Reuters
A ex-tenista norte-americana Martina Navratilova
A ex-tenista norte-americana Martina Navratilova

Bicampeã do torneio de Indian Wells, a ex-número um do ranking feminino Martina Navratilova afirmou nesta segunda-feira (21) que acredita em boicote das mulheres à competição se o organizador do evento, Raymond Moore, permanecer no cargo.

No domingo (20), Moore declarou que os bons rendimentos da modalidade se justificam pelos principais atletas masculinos.

"E se eu fosse uma jogadora, eu toda noite iria agradecer de joelho a Deus por Roger Federer e Rafa Nadal terem nascidos, porque eles carregam o esporte", disse o dirigente.

Em um comunicado nesta segunda, Navratilova —vencedora de 18 torneios do Grand Slam na carreira— criticou a declaração e levantou a hipótese da competição ser boicotada pelas mulheres caso Moore não deixe a organização.

"Foi realmente desencorajador ver Ray Moore dar declarações extremamente preconceituosas e muito retrógradas a respeito do tênis feminino. Nós chegamos até aqui sozinhas, sem a ajuda de tenistas homens, e continuaremos a fazer isso no futuro", afirmou.

"Seria difícil imaginar qualquer mulher querer ir e jogar em Indian Wells se Moore permanecer como diretor do torneio", declarou a tenista, vencedora de 18 torneios do Grand Slam.

Navratilova não escondeu a decepção com o sérvio Novak Djokovic, atual líder do ranking masculino, que defendeu nesta segunda maiores premiações para os homens.

"Novak Djokovic, por mais que eu o admire, claramente não entende o porque, quando homens e mulheres jogam nos mesmos torneios, eles devem ser pagos igualmente. Acreditei que nós já havíamos essa questão há anos", disse a norte-americana.

HOMENS X MULHERES

Ao ser questionado pela declaração de Moore, Djokovic defendeu que os homens devem receber mais porque atraem mais espectadores.

"Por outro lado, acho que o mundo do tênis masculino deve lutar mais por seus direitos, porque as estatísticas mostram que nós temos muito mais espectadores em jogos de tênis", disse o sérvio.

"Eu acredito que isso é uma das razões pelas quais recebemos premiações maiores", complementou o tenista, campeão do Masters 1.000 de Indian Wells.

Derrotada na final de Indian Wells, Serena Willliams reprovou o comentário de Moore. "Obviamente, eu não acho que mulher alguma deva agradecer de joelhos a ninguém".

"E se eu pudesse dizer quantas pessoas me dizem que não assistem tênis e que só assistem a mim e à minha irmã [Venus]. Eu não poderia levantar em questão esses números", complementou.


Endereço da página:

Links no texto: