Folha de S. Paulo


Empresas parceiras da Stock Car pedem investigação e transparência

Divulgação
Pit de Interlagos durante a temporada de 2015 da Stock Car
Área do pit de Interlagos durante a temporada de 2015 da Stock Car

Em meio à polêmica troca de mensagens entre comissários da Stock Car, que ameaçavam prejudicar pilotos, empresas parceiras da categoria pedem apuração dos fatos. O caso foi revelado pela Folha na segunda-feira (29).

Como detentora dos direitos da competição, a TV Globo afirmou que deseja que as investigações sejam feitas "com rigor e que a transparência prevaleça no ambiente do automobilismo nacional".

A Pirelli, que patrocina a categoria, disse confiar em uma "rápida apuração dos eventos", mas que permanece como parceira e fornecedora oficial de pneus da categoria.

A Petrobras –também patrocinadora da Stock Car– afirmou que não vai comentar. A co-patrocinadora Cielo também informou que não se pronunciará sobre o caso.

Nesta terça (1º), a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) informou que criou comissão para apurar possíveis irregularidades cometidas pelos oficiais.

De acordo com a CBA, a comissão terá três membros: o piloto Chico Serra, 59, tricampeão da categoria, o presidente da Federação de Automobilismo do Espírito Santo, Robson Duarte, e será presidida por um representante da ABPA (Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo), que será nomeado em até cinco dias.

A contar de sua instalação, a ABPA terá 30 dias para apresentar o relatório final.

O piloto Felipe Giaffone, presidente da ABPA, disse que a associação é nova —foi criada no final do ano passado— e que foi pega de surpresa com a indicação da CBA.

"Não estávamos preparados no momento para correr atrás de um problema desses a essa altura", disse.

Para ele, no entanto, a comissão "tem de ouvir as pessoas envolvidas e ver a fundo o que realmente aconteceu".

"As pessoas que trocaram as mensagens foram extremamente infelizes porque, sendo brincadeira ou não, jamais deveriam ter feito isso. Fizeram e agora vão sofrer as consequências", disse.

TEMPORADA 2016

Com 17 equipes –sendo que cada uma pode ter até dois pilotos na pista–, a temporada 2016 da Stock Car começa no domingo (6) em Curitiba (PR).

O campeonato terá 12 etapas e termina no dia 11 de dezembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A categoria é a mais antiga e a mais rica do automobilismo nacional. Criada em 1979, tem hoje média de público de mais de 30 mil pessoas.

STOCK CAR SOB SUSPEITA - Mensagens de comissários em grupo de Whatsapp indicam que pilotos teriam sido prejudicados


Endereço da página:

Links no texto: