Folha de S. Paulo


Hamilton busca triunfo inédito em circuito onde Senna se consagrou

Foram oito tentativas. Todas frustradas até aqui.

Mas hoje, a partir das 14h (horário de Brasília), quando for dada a largada para a penúltima etapa do Mundial de F-1, o piloto inglês Lewis Hamilton, 30, terá aquela que pode ser sua maior oportunidade de vencer pela primeira vez o GP de São Paulo.

Hamilton obteve o segundo melhor tempo no treino da tarde deste sábado (14) e vai largar atrás apenas de seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg.

O GP Brasil é uma corrida que, por diversos motivos, tem um significado especial para o já consagrado tricampeão mundial.

Hamilton nasceu em Stevenage, na região metropolitana de Londres, em 1985. Ao completar oito anos, ganhou do pai o seu primeiro kart.

Nessa época, ele já acompanhava, à distância, o seu ídolo Ayrton Senna correr no antigo traçado do circuito paulistano.

Sua relação com Interlagos se tornou ainda mais especial depois que, aos 23 anos, tornou-se em São Paulo o mais jovem campeão da história da categoria em 2008, marca depois derrubada por Sebastian Vettel.

"Estou empolgado de estar em São Paulo porque esta é uma corrida que o Ayrton sofreu por tanto tempo para vencer e eu ainda não consegui apesar de todas as tentativas que tive", disse o piloto da Mercedes, que usa capacete inspirado no do tricampeão neste final de semana e também tem circulado com boné com as cores do Brasil.

Com o título deste ano já assegurado desde o GP dos EUA, dez vitórias nas 17 corridas já disputadas nesta temporada e possivelmente em sua melhor forma desde que estreou na categoria em 2007, Hamilton acredita que hoje pode colocar fim ao incômodo jejum em São Paulo.

Ao lado do GP de Spielberg, na Áustria, que voltou ao calendário da F-1 no ano passado, o Brasil é o único país do calendário no qual ele jamais triunfou.

"Este é um circuito complicado e o clima sempre tem um papel importante. Não é fácil para os pneus. É um desafio enorme para nós pilotos e para os carros", afirmou Hamilton, cujo melhor resultado no autódromo José Carlos Pace foi a segunda colocação conquistada no ano passado

"Este é meu nono ano aqui e não sei quantas vezes mais terei de tentar para vencer. Mas neste final de semana tentarei fazer a diferença."


Endereço da página:

Links no texto: