Folha de S. Paulo


Federação inglesa suspende apoio a Platini para eleição da Fifa

A FA (Federação Inglesa de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (16) que suspendeu seu apoio à candidatura de Michel Platini à presidência da Fifa "até o final dos processos judiciais" em curso. O anuncio aconteceu através de um comunicado emitido pela entidade.

"A FA teve acesso a novas informações nesta sexta-feira [durante a reunião das 54 federações europeias] por parte dos advogados de Platini" sobre o polêmico pagamento de pagamento de 2 milhões de francos (R$ 8,3 milhões) a Michel Platini, que nega qualquer conduta ilegal.

No comunicado, a Federação Inglesa de Futebol informou também que se reserva ao direito "de decidir a quem irá apoiar na eleição presidencial de 26 de fevereiro de 2016" na Fifa.

A Federação Inglesa de Futebol é a primeira entidade europeia de peso que retira formalmente o apoio ao presidente da Uefa em sua tentativa de suceder Joseph Blatter no comando da Fifa.

Na quinta-feira, os dirigentes dos países que compõem a Uefa foram unânimes ao dar apoio ao presidente a Michel Platini, que foi suspenso na semana passada pelo comitê de ética da Fifa por suspeitas de irregularidades.

Na semana passada, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) defendeu o francês e considerou a suspensão desproporcional.

SUSPENSÃO

O comitê de ética da Fifa anunciou na quinta-feira passada (8) que suspendeu das atividades do futebol o presidente da entidade, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa, Michel Platini, por 90 dias.

Com a decisão, eles não podem, em tese, participar de reuniões e eventos em nome das entidades que representam.

O prazo de 90 dias, prorrogável por mais 45, é o máximo previsto. 

A suspensão divulgada foi tomada em razão da abertura de uma investigação criminal contra Blatter por parte do Ministério Público da Suíça por supostas irregularidades pagamento de 2 milhões de francos (R$ 8,3 milhões) a Michel Platini num contrato de direitos de transmissão na América Central e em um.


Endereço da página:

Links no texto: