Folha de S. Paulo


Em Jogos com 4 'pentatlos', brasileira encara rivais olímpicas na Coreia

Em 2015, Yane Marques conquistou a medalha de bronze no Mundial de pentatlo, a de ouro no Pan de Toronto, a vaga olímpica para a Rio-2016 e, para fechar a temporada, vai aos Jogos Mundiais Militares defender as três medalhas (um ouro e duas pratas) que conquistou na edição carioca, em 2011.

Para a pernambucana de 31 anos, terceiro-sargento do Exército desde 2009, a competição na Coreia do Sul também serve como preparação para os Jogos Olímpicos pois, no pentatlo moderno, a maioria das atletas tem origem militar, assim como a modalidade.

"Todas as meninas também competem no circuito mundial, nas Copas do Mundo e na Olimpíada. Nos enfrentamos a temporada inteira. Será uma prova muito forte", explica a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Nos Jogos Militares, além da prova individual na quinta-feira (8), em que defende a prata de 2011, ainda há competição de revezamento misto (foi prata) e equipe (foi ouro em 2011).

"No momento estou em um nível diferente, tentando manter o que construí até o Pan de Toronto [em julho]. É difícil, pois estou com a carga de uma temporada inteira nas costas", diz Yane.

O pentatlo moderno consiste na disputa de cinco modalidades (esgrima, natação, hipismo e prova combinada de corrida e tiro).

Além do pentatlo moderno, os Jogos Militares ainda tem o pentatlo naval (pista de obstáculos, natação utilitária, natação de salvamento, habilidade naval e cross-country anfíbio), o pentatlo militar (tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, arremesso de granadas e corrida através campo) e pentatlo aeronáutico (tiro, natação, esgrima, basquete e pista de obstáculos com orientação).

"Só compito no pentatlo moderno, que é o que treino. Os outros se assemelham apenas no nome, na prática são absolutamente diferentes. Não tem como encarar. Acho que o militar é o mais difícil, tem que ser muito forte, resistente e preciso. Mas o moderno também é interessante e difícil", conclui Yane.

Com 282 atletas (39 são militares de carreira e 243 são temporários, como Yane), o Brasil disputará os 24 esportes dos Jogos, que terão cerca de 7.000 atletas de 110 países.

Não haverá transmissão de TV no Brasil, mas é possível acompanhar os resultados pelo site oficial dos Jogos (www.korea2015mwg.org ) e em um específico do Ministério da Defesa (jogosmilitares.defesa.gov.br ).


Endereço da página:

Links no texto: