Folha de S. Paulo


Vencedores na rodada, Corinthians e Atlético-MG acirram briga pelo título

Debaixo de um calor de 38ºC em Itaquera, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 0, rival que ainda não tinha vencido este ano, ganhou seu primeiro clássico na temporada e encerrou uma maratona de 12 jogos em 40 dias muito melhor do que entrou.

Quem chegou vivo ao fim da maratona também foi o Atlético-MG, que bateu o Flamengo em Minas por 4 a 1 e praticamente consolidou a disputa com o Corinthians pelo título do Brasileiro.

Mas terá de correr atrás. Quando a maratona começou, o time mineiro estava empatado com o Corinthians, mas à frente no critério de desempate –hoje, está cinco pontos atrás dos paulistas.

Para correr atrás, terá a mesma arma do rival: eliminados da Copa do Brasil, os dois não jogarão às quartas-feiras nas duas próximas semanas, privilégio que outros times como Grêmio, São Paulo e Palmeiras não terão.

Pela primeira vez nos últimos 40 dias, todos os jogadores do Corinthians estarão de folga ao mesmo tempo –nem treino haverá nesta segunda.

Ao derrotar o Santos por 2 a 0, no Itaquerão, com dois gols de Jadson, o Corinthians somou 23 pontos em 30 possíveis no Brasileiro durante a maratona –outros dois jogos foram pela Copa do Brasil.

A vitória sobre o Santos, no último jogo dessa maratona, pode ser considerada a cereja no bolo. Isso porque o time teve um alto desempenho.

"A forma como jogamos desgasta menos os jogadores. Valorizamos a posse de bola, corremos menos atrás dela em campo e a marcação é feita por todo o time", diz Tite.

O treinador terá duas semanas com jogos somente aos domingos –27 de setembro, contra o Figueirense, e 4 de outubro, contra a Ponte Preta, ambos fora de casa. Depois jogará só em 15 de outubro contra o Goiás.

Bruno Cantini/Atlético MG
Jogadores do Atlético-MG comemoram um dos gols diante do Flamengo
Jogadores do Atlético-MG comemoram um dos gols diante do Flamengo

RIVAIS ATRÁS

Líder do Brasileiro da 11ª rodada até a 17ª rodada, o Atlético-MG teve desempenho inferior ao corintiano durante o mesmo período.

Assim como o rival paulista, foi eliminado na Copa do Brasil, mas não conseguiu compensar no Brasileiro. Somou 16 pontos de 30.

Mas, ao vencer o Flamengo neste domingo, manteve-se na briga faltando 11 rodadas para o fim do torneio.

Terceiro colocado com 48 pontos, o Grêmio tropeçou no sábado (19), mas manteve-se em terceiro. Nos 40 dias da maratona, teve aproveitamento de 60% dos pontos.

Depois do Corinthians, quem saiu-se melhor nesse período foi o Santos, com 66,7% dos pontos disputados.

Diferentemente do Corinthians, o Santos ainda briga pelo título da Copa do Brasil. Pegará o Figueirense, nesta quarta (23). "Não vamos priorizar nada", disse Dorival Jr.


Endereço da página:

Links no texto: