Folha de S. Paulo


Corinthians pode abrir maior vantagem, mas precisa do Santos

Divulgação
Tite, técnico do Corinthians
O técnico Tite durante treino do Corinthians antes da partida contra o Inter

A elite do futebol nacional vai dormir mais tarde nesta quarta (16). O sono será embalado pela calma ou interrompido pela preocupação.

Na 26ª rodada do Brasileiro, o líder, Corinthians, tem a chance de abrir a maior vantagem para o Atlético-MG, o vice, desde que chegou à ponta do torneio, há oito rodadas.

Às 22h, no Beira-Rio, em Porto Alegre, começa Corinthians versus Internacional. Também às 22h, tem início na Vila Belmiro a partida entre Atlético-MG e Santos.

Se a equipe de Tite vencer e o time de Levir Culpi sair derrotado, a distância entre eles passará para oito pontos, o que tornaria a vida corintiana mais tranquila no restante do campeonato.

Até aqui a maior distância que o time paulista obteve foi de sete pontos na 22ª rodada

Após esta quarta (16), faltarão 12 partidas para a conclusão da disputa.

Pontos de Corinthians e Atlético-MG por rodada

Desde que os clubes se enfrentaram há 12 rodadas, a campanha de um decolou enquanto a do outro sofreu algumas panes no trajeto.

Com 54 pontos, o Corinthians obteve 28 dos 36 pontos disputados —somando inclusive o triunfo sobre o Atlético-MG por 1 a 0, no Itaquerão, em 18 de julho.

A sequência fez o time chegar a liderança na 18ª rodada, quando ficou um ponto à frente do rival. Por sua vez, o time mineiro somou 20 dos 36 pontos no mesmo período.

O Corinthians já acumula 17 jogos sem perder no Brasileiro. Um empate fará com que iguale o recorde na era dos pontos corridos (desde 2003), que é do São Paulo.

Para o ex-jogador Biro-Biro, ídolo do Corinthians nos anos 70 e 80, a equipe mantém a regularidade na competição porque preservou o desenho tático de 2014.

Mesmo com a saída de jogadores importantes, como o atacante Guerrero, Tite conseguiu impor o seu modo de jogar à equipe.

Já o Atlético-MG sentiu mais que o adversário a ausência de alguns atletas. O lateral Marcos Rocha, por exemplo, sofreu com seguidas contusões.

Ivan Storti/Santos FC/Divulgação
Dorival, Santos FC
O técnico Dorival Júnior prepara o Santos para a partida contra o Atlético-MG

PÉ NO FREIO

Curiosamente, desde a derrota para o Corinthians, na 14ª rodada, o Atlético-MG deixou de apresentar um de seus trunfos, a estabilidade.

Até aquele confronto, ostentava sete jogos invictos. A partir do duelo, não conseguiu mais vencer três jogos em sequência.

Chama a atenção a perda da velocidade do time mineiro. Em boa parte do primeiro turno, surpreendeu com a rapidez para chegar ao gol adversário. Nos últimos jogos, contudo, não mostrou isso.

Para o ex-zagueiro do Atlético-MG Luizinho, que defendeu a seleção na Copa de 1982, a explicação é simples: o Corinthians tem um elenco mais forte, o que permitiu ao time crescer na etapa mais importante do Brasileiro.

"O fato de que Corinthians e Atlético-MG terem mantido os técnicos influencia no bom desempenho, mas o grupo paulista tem qualidade um pouco superior", disse.

VETADO

Capitão e um dos principais jogadores do Inter, o argentino D'Alessandro, com dores nas costas, foi vetado e não joga. Outra baixa é o atacante Eduardo Sasha, com dores no tornozelo. Já o técnico Tite terá quase o mesmo time que começou contra o Joinville —Rildo, lesionado, dá lugar a Malcom.

COMPLETO

Com as voltas do volante Thiago Maia, que estava suspenso, e do lateral Victor Ferraz, o técnico Dorival Júnior terá o Santos completo contra o Atlético-MG. No time mineiro, a situação é diferente. O técnico Levir Culpi perdeu o lateral Marcos Rocha e volante Leandro Donizete, ambos por suspensão.

INTERNACIONAL
Alisson; William, Réver, Paulão e Ernando; Dourado, Nilton, Wellington e Alex; Valdívia e Vitinho. Técnico: Argel Fucks

CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf, Elias, Jadson e Renato Augusto; Malcom e Vagner Love. Técnico: Tite

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Jailson M. Freitas (BA)
Horário: 22h
TV: Globo e Band (para SP)

*

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Gabriel, Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel. Técnico: Dorival Júnior

ATLÉTICO-MG
Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Rafael Carioca, G. Augusto e Dátolo (Carlos); Luan e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi

Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Horário: 22h
TV: pay-per-view


Endereço da página:

Links no texto: