Folha de S. Paulo


Santos bate Corinthians na Vila e leva boa vantagem para o Itaquerão

Os 11 jogos de invencibilidade e a liderança no Campeonato Brasileiro do Corinthians não foram suficientes para evitar a vitória do Santos por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (19), na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Com o resultado, a equipe santista pode perder por até um gol de diferença na partida de volta, na próxima quarta (26), no Itaquerão, que avançará às quartas de final da competição mata-mata.

Já os corintianos precisam de três ou mais gols para conseguirem a classificação diretamente. Se devolverem o mesmo placar, a decisão será nos pênaltis.

Veja vídeo

Com gols de Gabriel e Marquinhos Gabriel, um em cada tempo do jogo, o time da Vila Belmiro manteve o aproveitamento de 100% sob o comando do técnico Dorival Júnior, que assumiu a equipe há pouco mais de um mês.

Em contrapartida, a equipe comandada por Tite foi mal ofensivamente e viu cair sua invencibilidade na temporada. A última derrota havia sido justamente contra o Santos, na Vila Belmiro, em 20 de junho. De quebra, o Corinthians continuou com o jejum de não ganhar clássicos –agora são sete jogos seguidos sem vitórias sobre os maiores rivais.

O JOGO

Como era esperado, o Santos buscou pressionar o Corinthians desde os primeiros minutos para abrir o placar rapidamente e desmontar a retranca corintiana. Logo a 1min, Zeca chutou forte de fora da área e obrigou o goleiro Cássio a fazer bela defesa.

Apesar da forte marcação dos visitantes, Lucas Lima, Geuvânio e Gabriel buscavam se movimentar bastante e abriam espaços na defesa adversária. Porém, Ricardo Oliveira ficou muito isolado entre os zagueiros corintianos e foi pouco acionado.

Mesmo assim, a equipe da Vila Belmiro foi superior em campo. Apesar das poucas oportunidades criadas no ataque, conseguiu o seu gol aos 31min, quando Lucas Lima deu belo lançamento na grande área para Gabriel, que entrou nas costas da zaga corintiana e cabeceou no alto para abrir o placar na partida.

Já o Corinthians, depois da pressão inicial dos donos da casa, adiantou a marcação e dificultou a troca de passes santista até o intervalo. No entanto, sem conseguir contra-atacar. Com isso, o time da capital foi para os vestiários sem finalizar nenhuma vez contra a meta adversária.

Para piorar o cenário corintiano em campo, Luciano sentiu uma lesão no joelho direito no fim do primeiro tempo e precisou ser substituído por Vagner Love, que deu mais presença ofensiva ao Corinthians na etapa final.

Com isso, os visitantes conseguiram manter a posse de bola por mais tempo no campo de ataque e pressionou o Santos em quase todo o segundo tempo. Mas, com pouca mobilidade e lentidão na troca de passes, os corintianos quase não ameaçaram o goleiro Vanderlei até o apito final.

Tite ainda tentou o empate com a entrada de Mendoza no lugar de Malcom, enquanto Dorival Júnior buscou o segundo gol com Marquinhos Gabriel na vaga de Geuvânio, cansado. E o treinador santista foi mais feliz na sua substituição.

Aos 33min, Marquinhos Gabriel tabelou com Lucas Lima e, na frente do goleiro Cássio, chutou no canto esquerdo e decretou os 2 a 0 para o Santos.


Endereço da página:

Links no texto: