Folha de S. Paulo


Inter derrota o Tigres e fica a um empate da final da Libertadores

Gusdtavo Granata/Efe
Nilmar, do Inter, disputa bola com Juninho, do Tigres
Nilmar, do Inter, disputa bola com Juninho, do Tigres

Com dois gols em menos de dez minutos de jogo, o Internacional venceu o Tigres, do México, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (15), em Porto Alegre, pelo jogo de ida das semifinais da Libertadores.

Com o resultado, o time gaúcho está agora a um empate de chegar a mais uma final da competição sul-americana na sua história. Qualquer igualdade na partida de volta classifica a única equipe do futebol brasileiro ainda no torneio. Já os mexicanos precisam vencer para avançarem à decisão. Um 2 a 1 a favor do Tigres leva a disputa para os pênaltis.

Internacional e Tigres voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (22), às 22h, no México. A outra vaga na final será decidida entre River Plate-ARG e Guaraní-PAR. Na ida, os argentinos venceram por 2 a 0.

O Inter começou o jogo de forma muito intensa e conseguiu fazer 2 a 0 ainda nos primeiros minutos, com D'Alessandro e Valdívia. Depois, o time gaúcho recuou e sofreu o gol do zagueiro Ayala antes do intervalo.

Já na etapa final, a equipe de Porto Alegre, mesmo com um jogador a mais em boa parte do tempo, pressionou o adversário, mas não conseguiu ampliar a vitória até o apito final.

O JOGO

Com forte marcação e muita mobilidade dos jogadores de frente, o Internacional começou o jogo de forma avassaladora. Envolveu a defesa do time mexicano com rápidas trocas de passes e, antes dos dez minutos, já ganhava por 2 a 0.

Logo aos 4min, o Inter adiantou a marcação e conseguiu roubar a bola ainda no campo de ataque. Na sequência, a bola sobrou para D'Alessandro, da entrada da área, chutar de bate-pronto no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Guzmán.

Cinco minutos depois, após bela troca de passes no meio de campo, Nilmar tentou fintar a zaga mexicana, mas a bola sobrou para Valdívia chutar forte e ampliar o placar para a equipe gaúcha. No meio do caminho, a bola ainda bateu no zagueiro Ayala e encobriu o goleiro do Tigres.

Com a vantagem, o time brasileiro diminuiu o ritmo inicial e, ao jogar mais recuado, permitiu os visitantes melhorarem na partida. Com isso, a equipe do México chegou ao gol em uma jogada de bola parada.

Aos 22min, após uma cobrança curta de escanteio, Rafael Sóbis cruzou da esquerda para o zagueiro Ayala, que se antecipou à zaga gaúcha e, de cabeça, diminuiu o placar para o Tigres.

O gol abalou o ímpeto do Inter, que demonstrou muito nervosismo e ansiedade nos minutos seguintes. Com muitos erros nos passes e sem a mesma velocidade do início, os gaúchos só não sofreram o empate antes do intervalo graças ao goleiro Alisson, que evitou os gols certos do brasileiro Rafael Sóbis e do francês Gignac.

Os mexicanos voltaram melhor dos vestiários, mas a expulsão do zagueiro Ayala logo aos 12min do segundo tempo, por falta dura em Lisandro López, ajudou o Inter a retomar o domínio do jogo.

Porém, mesmo com um jogador a mais, o Inter não conseguiu ameaçar o goleiro Guzmán com frequência. Os erros nos passes e na marcação impediram que os donos da casa pressionassem ainda mais os visitantes.

Com isso, a melhor chance aconteceu somente aos 28min, quando Lisandro López cabeceou no alto e exigiu bela defesa do goleiro mexicano.


Endereço da página:

Links no texto: