Folha de S. Paulo


Brasileiras garantem ouro, prata e bronze no Mundial de vôlei de praia

O pódio do Mundial de vôlei de praia deste sábado (4) foi verde e amarelo. O feito inédito foi garantido pelas duplas Barbara e Agatha, que levaram o ouro após vitória contra as compatriotas Taiana e Fernanda Alves, e Juliana e Maria Elisa, que garantiram o bronze após vencerem as alemãs Holtwick e Semmler.

Barbara e Agatha venceram por 2 sets a 0, e parciais de 21/18 e 22/20.

A partida, que aconteceu na Holanda, foi a 10ª entre as parcerias – e a oitava vitória para Barbara e Agatha. No mundial deste ano, ambas as duplas chegaram à decisão sem sofrer nenhuma derrota.

O primeiro set foi disputado, com Taiana e Fernanda Alves conseguindo vantagem de até quatro pontos. A decisão, no entanto, ficou por conta das adversárias, que fecharam com 21/18.

No segundo set, o confronto foi favorável às campeãs. Apesar do empate de 20/20 alcançado por ponto de Fernanda Alves, Barbara garantiu o ouro após bola na rede de Taiana.

O ouro garante ao Brasil uma vaga nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Por sediar os jogos, o país ainda possui uma segunda vaga na categoria feminina.

BRONZE

Além de ter levado o primeiro e o segundo lugar na competição com duplas femininas, o Brasil também faturou o bronze neste sábado.

A dupla Juliana e Maria Elisa participou de duelo equilibrado contra as alemãs Holtwick e Semmler, que terminou em 2 sets a 1, com parciais de 23/25, 21/18 e 15/9.

As atuais campeãs do Circuito Mundial de vôlei deram início à parceria em 2014, ano em que ganharam um ouro, quatro medalhas de prata e uma de bronze.

No Mundial de 2015, antes de marcar presença no pódio, a dupla sofreu duas derrotas.

A última foi nas semifinais, para as campeãs Barbara e Agatha.

MASCULINO

Neste domingo (5), a dupla Alison e Bruno Schmitd disputa a final do Mundial contra os holandeses Nummerdor e Varenhorst, às 16h (pelo horário de Brasília).

Às 15h, Pedro Solberg e Evandro tentam garantir o bronze contra os americanos Lucena e Brunner.

O MUNDIAL

Disputado em quatro cidades (Amsterdã, Apeldoorn, Haia e Roterdã), o Campeonato Mundial tem o Brasil como maior vencedor com cinco títulos entre os homens e quatro entre as mulheres. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com cinco ouros.

Ao todo, o Brasil esteve representado por oito duplas. No masculino, serão Alison e Bruno Schmidt, Álvaro Filho e Vitor Felipe, Evandro e Pedro Solberg além de Ricardo e Emanuel. No feminino, entram em quadra as parcerias Ágatha e Bárbara Seixas, Fernanda Berti e Taiana, Juliana e Maria Elisa, Larissa e Talita.

Os países dos atletas campeões estarão automaticamente classificados para a Olimpíada do Rio, em 2016. A vaga é da federação, e não do time campeão.

SISTEMA DE DISPUTA

São 48 duplas femininas e 48 masculinas divididas em 12 grupos com quatro times cada. Os dois melhores de cada chave avançam diretamente para a próxima fase, assim como os oito melhores terceiros colocados.

A partir desta etapa, as partidas passam a ser no formato de eliminação simples, com as oitavas, quartas, semifinal e a decisão.


Endereço da página:

Links no texto: