Folha de S. Paulo


Japão e EUA fazem 'bis' da final de 2011 no Mundial feminino

Wang Lili/Xinhua
A goleira dos EUA Hope Solo levou apenas um gol em toda Copa do Mundo Feminina
A goleira dos EUA Hope Solo levou apenas um gol em toda Copa do Mundo Feminina

Pela segunda vez consecutiva, Estados Unidos e Japão fazem a final da Copa do Mundo de futebol feminino.

O jogo começa às 20h (de Brasília), deste domingo (5), em Vancouver, no Canadá.

Desta vez, não há favoritismo, ao contrário do que aconteceu quatro anos atrás, na Alemanha, quando as japonesas entraram como zebra e levaram o título inédito ao vencer nos pênaltis por 3 a 1 –após 2 a 2 em 120 minutos.

Wang Yuguo - 2.jul.2015/Xinhua
Jogadoras da seleção japonesa de futebol comemoram classificação
Jogadoras da seleção japonesa de futebol comemoram classificação

Os EUA confiam na goleira e musa Hope Solo, que só levou um gol até agora na competição, na estreia, para a Austrália (3 a 1). Nos cinco jogos seguintes, ela não foi vazada nenhuma vez.

O Japão, um time de baixa estatura que toca a bola com velocidade, tem o conjunto como arma e tem na meia Aya Miyama sua principal articuladora –ela foi eleita a melhor do mundo em 2011, ano do título mundial.

As japonesas venceram suas seis partidas até o momento, mas tiveram dificuldades nos jogos e nunca conseguiram um triunfo com vantagem maior que um gol.

Já os EUA, que têm dois títulos mundiais, empataram uma vez, contra a Suécia, na primeira fase, mas na fase final embalou –não sofreu gols e na semifinal eliminou a sensação do torneio até aquele momento, a Alemanha, com convincente 2 a 0.


Endereço da página: