Folha de S. Paulo


Brasil enfrenta algozes africanos no Mundial sub-20

Classificado para a semifinal do Mundial Sub-20 após vencer Portugal nos pênaltis neste sábado (13), a seleção brasileira terá um adversário africano na próxima fase.

A seleção de Senegal venceu o Uzbequistão por 1 a 0 neste domingo (14) e também garantiu sua vaga entre os quatro melhores do torneio.

Nas categorias de base, o Brasil não tem um retrospecto favorável contra times da África na fase mata-mata.

O jogo mais emblemático aconteceu em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney. Naquela ocasião, o adversário era Camarões, pelas quartas de final do torneio.

No tempo normal, a partida terminou em 1 a 1, com gol de empate de Ronaldinho Gaúcho. A disputa pela vaga nas semifinais foi para a prorrogação, e o gol de ouro de Mbami tirou o sonho da inédita medalha dourada da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo.

Nesta mesma competição, o Brasil também foi derrotado pela África do Sul por 3 a 1, na primeira fase.

Quatro anos antes, em Atlanta, a seleção também esbarrou em outro africano e viu o ouro olímpico mais uma vez distante. Desta vez o adversário foi a Nigéria nas semifinais, e o placar foi 4 a 3.

Agora, os brasileiros têm a chance de mudar essa história na próxima quarta (17), em Christchurch, na Nova Zelândia, em disputa por uma vaga na final da competição.

Caso saia campeão, a seleção brasileira chegará ao seu sexto título no Mundial, igualando-se à Argentina, já eliminada da competição.

A outra semifinal será disputada por Mali e Sérvia, que, assim como o Brasil, se classificaram no pênaltis.

Os sérvios bateram os EUA por 6 a 5. Já o Mali empatou em 1 a 1 com a Alemanha no tempo normal e venceu por 4 a 3 nas penalidades.


Endereço da página:

Links no texto: