Folha de S. Paulo


Fabiana Murer leva ouro nos EUA e lidera a Liga Diamante

Eduardo Muñoz/Reuters
Fabiana Murer venceu com a marca de 4,80m
Fabiana Murer venceu com a marca de 4,80m

Com um ótimo salto, a brasileira Fabiana Murer conquistou neste sábado (13) a medalha de ouro no salto com vara na etapa de Nova York da Liga Diamante.

A campeã mundial da prova em 2011 em Daegu (CDS) venceu com a marca de 4,80m, segundo melhor resultado de uma atleta nesta prova em 2015 - atrás apenas dos 4,81m da americana Jennifer Suhr, em uma competição nos Estados Unidos no mês passado.

A medalha de prata ficou com a grega Nikoleta Kiriakopoulou. Ela também conseguiu passar o sarrafo a 4,80m, mas perdeu no desempate. Murer ultrapassou a barreira em 4,54m na primeira tentativa, enquanto Kiriakopoulou precisou de três chances.

Isso determinou a vitória da brasileira. Murer deixou para trás fortes adversárias em Nova York. Jennifer Suhr, atual campeã olímpica, ficou com o bronze ao saltar 4,54m. E a cubana Yarisley Silva, vice- campeã nos Jogos de Londres-2012 e bronze no último Campeonato Mundial (em Moscou, em 2013), acabou na quarta posição (4,44m).

"A Fabiana está ganhando a Diamond League, mas esse não é nosso foco no ano - temos o Pan de Toronto, em julho, e o Mundial de Pequim, em agosto, como objetivos principais", avaliou o técnico Elson Miranda.

No último domingo, Fabiana também conquistou o ouro, na etapa de Birmighan, na Inglaterra.

A brasileira já foi campeã duas vezes da Liga Diamante, em 2010 e 2014. Na atual temporada, ela também lidera a classificação geral, com oito pontos. Kiriakopoulou é a segunda melhor, com seis pontos.


Endereço da página:

Links no texto: