Folha de S. Paulo


Líder do Mundial, Hamilton conquista a 4ª pole no ano; Massa larga em 6º

Lewis Hamilton manteve os 100% de aproveitamento em treinos de classificação nesta temporada da F-1 e cravou a quarta pole position do ano. O inglês da Mercedes sairá na frente no GP do Bahrein, que será disputado neste domingo (19), a partir das 12h (de Brasília).

Antes do Bahrein, Hamilton largou na frente na Austrália, na Malásia e na China. Ele venceu as provas na Austrália e na China.

E, pela segunda vez no ano, o bicampeão mundial não terá ao seu lado na primeira fila do grid seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, que larga em terceiro.

Sebastian Vettel, da Ferrari, cravou a segunda melhor volta da sessão e evitou mais uma primeira fila dominada pela equipe alemã.

Foi justamente na corrida em que Vettel conseguiu largar na segunda posição e separar os companheiros de Mercedes que ele conseguiu dar à Ferrari sua primeira vitória em mais de um ano.

"Já estudamos aquela corrida várias vezes para entender onde erramos, mas sabemos que vai ser uma prova difícil porque em ritmo de corrida a Ferrari tem se mostrado bastante forte. Espero que nossa posição de largada ajude, mas de qualquer forma estou pronto para a briga", declarou o piloto inglês, que jamais havia conquistado a pole no Bahrein –ele soma agora 42 primeiras posições no grid em sua carreira na F-1.

"Ao chegar para este final de semana coloquei como objetivo dominar esta pista e ter o carro perfeito. Por enquanto conseguimos isso", completou Hamilton, líder do Mundial.

Apesar de saber da boa chance que tem de desafiar a Mercedes por uma vitória neste domingo no circuito de Sakhir, Vettel foi cauteloso ao falar da possibilidade.

"Por enquanto só posso dizer que estou feliz com esta primeira fila. Sabemos que nosso carro geralmente fica mais perto em ritmo de corrida, mas temos que esperar para ver o que conseguiremos fazer." 

Mas, prova de que de fato evoluiu nesta temporada, a outra Ferrari, a de Kimi Raikkonen, sairá do quarto posto do grid.

A dupla da Williams vem logo atrás, com Valtteri Bottas em quinto e Felipe Massa, em sexto.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, larga na sétima colocação, imediatamente à frente de Nico Hulkenberg, da Force India, que conquistou seu melhor posto de largada neste ano.

Carlos Sainz, da Toro Rosso, e Romain Grosjean, da Lotus, partem em nono e décimo, respectivamente.

Depois de ficar entre os dez primeiros nas três sessões de treinos livres disputadas em Sakhir, o brasileiro Felipe Nasr não conseguiu repetir o desempenho na classificação deste sábado e conquistou o 12º posto no grid.

CONFIRA O GRID DE LARGADA PARA O GP DO BAHREIN

1 - Lewis Hamilton - Mercedes
2 - Sebastian Vettel - Ferrari
3 - Nico Rosberg - Mercedes
4 - Kimi Raikkonen - Ferrari
5 - Valtteri Bottas - Williams
6 - Felipe Massa - Williams
7 - Daniel Ricciardo - Red Bull
8 - Nico Hulkenberg - Force India
9 - Carlos Sainz - Toro Rosso
10 - Romain Grosjean - Lotus
11 - Sergio Perez - Force India
12 - Felipe Nasr - Sauber
13 - Marcus Ericsson - Sauber
14 - Fernando Alonso - McLaren
15 - Max Verstappen - Toro Rosso
16 - Pastor Maldonado - Lotus
17 - Daniil Kvyat - Red Bull
18 - Will Stevens - Marussia
19 - Roberto Merhi - Marussia
20 - Jenson Button -McLaren


Endereço da página:

Links no texto: