Folha de S. Paulo


Árbitro citou injúrias raciais na súmula de jogo no Rio Grande do Sul

Itamar Aguiar/RAW Image/Folhapress
Torcedor de camisa branca com listas horizontais vermelhas profere palavras de ato racistas
Torcedor de camisa branca com listas horizontais vermelhas profere palavras de ato racistas

Neste domingo (22), em partida entre Internacional e Sport Club São Paulo pelo Campeonato Gaúcho, o árbitro Francisco de Paula dos Santos Silva Neto relatou na súmula as supostas injúrias raciais que teriam sido dirigidas a um segurança do time de Porto Alegre.

No jogo disputado no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, um torcedor do São Paulo supostamente teria chamado um segurança do Internacional de "negro fedido" e "macaco". Detido, ele foi liberado pela polícia por falta de testemunhas.

O Inter vencia o time da casa por dois a zero, quando o homem teria começado a ofender o segurança, que estava à beira do gramado.

O homem de 58 anos foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Rio Grande, que fica no sul do Estado a 334 km de Porto Alegre.

Segundo o delegado Gilnei da Rosa Albuquerque, os policiais da Brigada Militar (a PM gaúcha) foram alertados do crime pelos próprios torcedores do São Paulo. O delegado afirma que o torcedor negou ter ofendido o segurança, e que só pediu para que ele saísse de sua frente. Nem o nome do torcedor nem do segurança foram divulgados.

Após registro do boletim, o delegado liberou os dois.

"Não fizemos uma prisão em flagrante, por não termos testemunhas. Os policiais que os trouxeram à delegacia não foram os mesmos de dentro do campo. Contudo, será aberto um inquérito para a apuração dos fatos", explicou o delegado.

Em sua página no Twitter, a diretoria do Sport Club São Paulo informou que "que repudia toda e qualquer injúria ou intolerância, seja ela racial, sexual, religiosa, etc. Somos um clube do povo, somos um clube de pobres e ricos, brancos e negros... O racista não nos representa."

O vice-presidente de administração do Internacional, Alex Limeira disse à Folha que nesta segunda-feira diretoria vai tomar conhecimento do caso e tomar as providências necessárias.


Endereço da página:

Links no texto: