Folha de S. Paulo


Na carona do Ituano em 2014, interior volta a ter finalista na Copa São Paulo

A vitória do Botafogo-SP sobre o Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta quinta-feira (22), por 2 a 1, garantiu ao interior paulista vaga na final do torneio após sete anos.

O clube de Ribeirão Preto surpreendeu e desbancou clubes grandes ao longo da competição. Além do Palmeiras, Grêmio, Fluminense e Botafogo-RJ foram eliminados pela equipe paulista. Agora, o Botafogo-SP enfrenta o Corinthians na final, no próximo domingo (25).

A classificação garante, mais uma vez, os holofotes para um clube do interior de São Paulo. Na categoria profissional, o Ituano é o atual campeão do Campeonato Paulista. A equipe, que eliminou também o Palmeiras na fase mata-mata, venceu o Santos na decisão e foi o grande destaque da última edição do torneio.

A campanha histórica do Ituano em 2014 foi seguida por um desmanche no clube e jogadores passaram de até então desconhecidos a cobiçados por grandes times de todo o Brasil.

Na Copinha, esta é a segunda vez que o Botafogo-SP chega à decisão. A primeira foi em 1983, oportunidade em que foi superado pelo Atlético-MG.

A última vez que uma equipe do interior havia disputado uma final da competição sub-20 havia sido em 2008, quando o Rio Branco-SP conquistou o vice-campeonato ao perder para o Figueirense na final.

O Corinthians, por sua vez, é o maior campeão da Copa São Paulo, com oito títulos conquistados e 16 finais no currículo.

Já na categoria profissional, o Botafogo-SP já protagonizou a decisão do torneio estadual. Em 2001, foi vice-campeão ao perder para o Corinthians na final do Paulista. O Santo André, em 2010, a Ponte Preta, em 2008, o São Caetano, em 2007 e 2004 e o Paulista, em 2004, foram outros clubes do interior paulista que alcançaram a final do torneio estadual nos últimos anos.

Reprodução/Facebook/BotafogoRP
Mayc (à dir.), do Botafogo-SP, após marcar o primeiro gol da partida; equipe venceu o Palmeiras e está na decisão
Mayc (à dir.), do Botafogo-SP, após marcar o primeiro gol do jogo; time bateu o Palmeiras e está na final

Endereço da página:

Links no texto: